Acessibilidade do Património em discussão no Castelo de São Jorge
“Tertúlias de Outono” é um programa criado pelo Castelo de São Jorge para os domingos de Setembro a Novembro e onde pelas 16:00 pode ouvir e dar a sua opinião como vulgarmente acontece numa boa tertúlia, sobre questões realacionadas com a Acessibilidade do Património. O programa com início a 18 de Setembro começará com o tema “A Programação Cutural- Património Acessivel”, apresentado por Miguel Honrado, presidente da EGEAC e o eng. António Lamas.
A 09 de Outubro a discussão versará o tema “A Gestão do Património Cultural” e conta a participação de Isabel Cruz Almeida, directora do Museu dos Jerónimos e Sara Pereira, directora do Museu do Fado. Para falar sobre “O acesso e o uso do Património” terá a 23 de Outubro terá a 23 de Outubro Salvador Mendes de Almeida, o jovem tetraplégico, que falará sobre o que sabe e sente e José Serrano, arquitecto.
A 06 de Novembro Henrique Caiate e Jorge Silva, designers, falarão sobre o tema “Comunicar o Património” e a 20 de Novembro Elísio Sumavielle, ex-secretário de estado da cultura, e Alberto Marques, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, falarão sobre “Representação Turística e Património Construído”. Temas actuais que certamente despertarão o interesse de todos os que consideram que o património cultural de um povo é um bem comum que deverá ser acessivel a todos.
Declarado Monumento Nacional em 1910, pouco antes da implantação da República, o Castelo de São Jorge ergue-se na mais alta colina de Lisboa e foi desde muito cedo um espaço aprazível para a ocupação humana, datando do século II a.C. a primeira fortificação conhecida. Intervenções arqueológicas permitiram registar testemunhos de ocupação desde pelo menos o século VI a.C.. Fenícios, Gregos, Cartaginenses, Romanos e Muçulmanos por aqui passaram.
O Castelo sofreu importantes intervenções de restauro na década de 1940 e no final da década de 1990, que tiveram o mérito de reabilitar o monumento, actualmente um dos locais mais visitados pelo turista na cidade de Lisboa. O monumento oferece aos visitantes os jardins e miradouros de onde se pode observar a cidade em todo o seu esplendor, um espectáculo multimédia (Olisipónia), uma câmara escura (Torre de Ulisses – viagem de 360º sobre Lisboa), espaço de exposições, sala de reuniões/recepções (Casa do Governador) e loja temática.
Fonte: Hardmusica
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários