Acessibilidade Arquitetônica. Locais e ambientes livres de barreiras e de uso autônomo.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

29 de abril de 2022

Acessibilidade Arquitetônica. Quando se fala em acessibilidade, a questão arquitetônica é a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas. Antes de falar sobre o assunto, quero deixar claro que a acessibilidade arquitetônica é sim muito importante, mas não é o único ponto a se trabalhar quando se quer obter a verdadeira acessibilidade e inclusão. Eu costumo orientar que os pilares da acessibilidade são a acessibilidade arquitetônica, a tecnologia assistiva, o atendimento inclusivo e a informação sem barreiras.

Mas a acessibilidade arquitetônica é sim muito importante, principalmente para as pessoas com deficiência física. No Brasil, a legislação costuma indicar como referência, a norma NBR 9050 sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ela é um bom documento de orientação, principalmente para quem está começando a aprender sobre acessibilidade arquitetônica.

Porém, para quem possui mais experiência e passa a estudar a fundo o assunto, percebe que a norma possui falhas, e por isso precisa estar sendo atualizada constantemente. As falhas não necessariamente significam erros, mas às vezes, não há idéia ou recurso melhor para resolver um determinado problema. Mas com o passar do tempo, novas idéias e equipamentos surgem, e então as soluções podem ser aperfeiçoadas.

Além disso, novas necessidades vão surgindo, à medida que a pessoa com deficiência se torna mais ativa na sociedade, e na vivência de seu cotidiano, começa a perceber dificuldades novas que precisam de uma solução. Foi assim, por exemplo, que a norma incluiu os portas objetos junto ao lavatório, pois algumas pessoas utilizam de matérias de procedimento e higiene, e dependendo do modelo da pia do banheiro, não havia espaço para apoiá-los. Preocupado com a segurança, foi incluído o alarme de emergência nos banheiros, para caso a pessoa com deficiência se acidentar, ela tenha como pedir socorro.

Inconscientemente, os dois exemplos que eu citei no parágrafo anterior, foram relacionados a banheiro. Isso porque eu considero que o banheiro é o local mais importante para se prestar atenção na acessibilidade, não que os outros locais não tenham importância, todos são importantes. Mas o banheiro é um espaço muito íntimo, onde a pessoa não quer pedir ajuda, como faria para vencer um degrau na entrada do estabelecimento, por exemplo. Então o banheiro precisa ser bastante acessível e com autonomia, para que não haja a necessidade de nenhum auxílio.

Eu desenvolvi um conceito chamado Acessibilidade Funcional, e defendo a idéia de que as leis e normas são falhas e limitadas, e que a acessibilidade vai muito além delas. Além disso, quem mais conhece da acessibilidade, são os próprios usuários, ou seja, as pessoas com deficiência, porém elas pouco participam na elaboração das normas. Então eu elaboro as orientações de acessibilidade baseado na pesquisa com várias pessoas com deficiência, pois elas possuem diferentes tipos de necessidades, dificuldades, habilidades e preferências. A própria ONU (Organização das Nações Unidas), nas reuniões onde foi elaborada a Convenção dos Direitos das Pessoa com Deficiência, criaram um lema em acordo com as centenas de países que é “Nada sobre nós, sem nós”, que significa que, qualquer assunto relacionado às pessoas com deficiência, para se ter uma qualidade em seu resultado, deve ter a participação delas.

É fundamental conhecer a pessoa com deficiência para que se elabore idéias e realize ações com assertividade. Um exemplo para ilustrar isso, são aquelas portas com molas, que fecham sozinhas automaticamente, na intenção de ajudar diminuído trabalho e esforço. Mas geralmente, essas portas acabam fechando muito rápido, então para um cadeirante, não dá tempo para abrir a porta e depois empurrar a cadeira de rodas para passar pela porta, e ela caba fechando em cima da pessoa, danificando a cadeira de rodas ou até machucando a pessoa. Então quem coloca esse tipo de equipamento, não conhece o comportamento das pessoas com deficiência.

Pensando em espalhar meu conhecimento às pessoas, coloco bastante informações aqui no meu blog, e também no meu perfil do Instagram e no meu canal do YouTube. Mas para quem quer ter um conhecimento mais profundo sobre acessibilidade e inclusão, eu indico o meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão. Estarei elaborando outros cursos de especialização, mas neste curso estão os fundamentos necessários para que você possa ter um entendimento melhor de assuntos mais específicos, então minha indicação é começar por ele, mesmo que você já tenha um certo conhecimento, pois alí eu coloco idéias, conceitos e exemplos que não constam na maioria dos materiais que existem por aí.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });