A Organização Mundial de Turismo fala a respeito do Turismo Acessível
A OMT está convencida de que a facilitação de viagens turísticas para pessoas com deficiência é um elemento vital de qualquer política desenvolvimento do turismo responsável e sustentável. Neste espírito de integração das questões da deficiência, a Assembleia Geral da Organização aprovou a Resolução A/RES/492 (XVI), em 2005, intitulado “Turismo Acessível para Todos”.
Apresentando uma série de recomendações para o setor, ele destacou a necessidade de fornecer informações claras sobre a acessibilidade das instalações turísticas, a disponibilidade de serviços de apoio nos destinos para pessoas com deficiência, e a formação dos trabalhadores sobre as necessidades especiais dessas pessoas. O documento, elaborado com a ajuda de peritos da Organização Espanhola ONCE Foundation, atualizaram a resolução 1991 A/RES/284 (IX), “Criando Oportunidades de Turismo para Pessoas com Deficiência nos anos noventa.”
Em outubro de 2009, novamente OMT ressaltou a importância da acessibilidade com a Declaração sobre a Facilitação das Viagens de Turismo, aprovado pela sua Assembleia Geral em Astana, no Cazaquistão. De natureza meramente recomendatórias, ele informa que “grandes esforços devem ser feitos para garantir que as políticas de turismo e de práticas inclusivas de pessoas com deficiência.
“A declaração apela aos Estados para garantir a acessibilidade dos estabelecimentos de turismo, a disponibilidade de recursos especiais para pessoas com deficiência, sem qualquer custo adicional, a publicação de informações detalhadas sobre a disponibilidade de tais serviços e treinamento especial do pessoal do turismo. Além disso, aprova os princípios gerais consagrados no artigo 3 º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e convida todos os Estados para implementá-las.
Em 2011, OMT está planejando realizar diversas atividades com parceiros externos na área da acessibilidade, entre as quais a elaboração de diretrizes, indicadores de avaliação e treinamento para tornar os destinos turísticos acessíveis às pessoas com deficiência (650 milhões de pessoas em todo o mundo).
Atualmente, um futuro acordo-quadro trilateral está prevista entre UNWTO, Fundación ONCE e ENAT (Rede Europeia de Turismo Acessível), envolvendo a construção da Resolução sobre Turismo Acessível para Todos, assessoria na formulação de políticas, acções de sensibilização, elaboração de directrizes e de embarcar em projetos de treinamento e capacitação, especialmente através da Themis UNWTO Foundation, bem como a inserção laboral das pessoas com deficiência em OMT.
Fonte: UNWTO
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários