A Jornada Mundial da Juventude irá acolher pessoas com deficiência de todo o mundo em Madri

por | 3 ago, 2011 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo.

Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua penúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, “…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.” Em 15 de Julho de 2008, a última Jornada, em Sydney, e durou 5 dias, e a próxima sera realizada em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.

Os organizadores da JMJ estão a fazer todo o esforço possível para criar as melhores condições logísticas necessárias para que 4.000 jovens doentes ou com algum tipo de deficiência (física, visual, auditiva ou intelectual) possam participar na JMJ e sentir-se como em sua própria casa. Mais de 1.500 ficarão hospedados em estruturas completamente adaptadas e acessíveis. Mais de 600 voluntários da JMJ estarão à disposição deles para responder às suas exigências.

A responsável deste sector da JMJ, Maria José González, explicou em conferência de imprensa: “Estes jovens terão lugares apropriados e exclusivos nos principais eventos da JMJ. O próprio Papa quer encontrar-se com um grupo representativo dos jovens portadores de deficiência, na sede da Fundação Instituto de São José, a 20 de Agosto. Um jovem com deficiência física estará presente no jantar que o Santo Padre terá com 12 jovens do mundo”.

Maria José González referiu-se à grande tenda da deficiência com o lema: “Capazes de amar”, que ficará no Parque do Retiro e que pretende dar a conhecer aos jovens a realidade da deficiência e do voluntariado com deficientes. Na tenda haverá stands de diversas realidades eclesiais a favor dos jovens portadores de deficiência e estarão expostas as 25 fotos vencedoras do concurso “Com outro olhar”, em que os jovens representaram o tema da deficiência na vida da Igreja.

A coordenação para a acolhida destes jovens e seus acompanhantes, estará sob a responsabilidade da União Nacional Italiana de Transporte para Enfermos a Lourdes e outros Santuários Internacionais (UNITALSI) que levará adiante um cuidadoso plano de assistência. Em declarações à Rádio Vaticano, o presidente da UNITALSI, Salvatore Pagliuca, explicou o trabalho que desenvolvem para integrar os jovens deficientes, e assinalou que estudaram distintos percursos e acessos aos pontos de alimentação, de assistência médica e de repouso na JMJ. Pagliuca assegurou que estes jovens terão a assistência assegurada a todas as atividades e uma plena participação.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Yq6wNyrRYUY]

Fonte: Fatima Missionária  

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });