A arte de sentir. Mestrado de Acessibilidade apoia exposição de maquetes táteis.
O Instituto AME realiza, em parceria com a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, a exposição A Arte de Sentir – Maquetes Táteis, que abre para o público no dia 16 de agosto, no Átrio do Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rosa, 100, Porto Alegre). A partir de um projeto integrado que reúne arte, design, arquitetura e comunicação, e com o uso de materiais multisensoriais e interativos, a mostra traz uma nova forma de exposição de maquetes, tornando essa expressão artística acessível e tangível a todos. A mostra abre para convidados no dia 15, às 19h30min, e pode ser visitada até 31 de agosto, das 11h às 21h.
Em uma área com cerca de 60m², o público poderá conferir maquetes de ambientes como dormitório, banheiro, cozinha, sala, área externa, escadas e rampas. A intenção é disseminar a informação sobre questões de acessibilidade para que a população em geral – portadora ou não de necessidades especiais – possa conhecer melhor esses recursos e sua importância na sociedade. As maquetes que integram a mostra são produzidas por Dayse Tarricone, formada em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie e especializada no projeto e execução de maquetes táteis e jogos sensoriais.
A Universidade Feevale, através do Mestrado de Acessibilidade e Inclusão Social, participou de todo o processo de elaboração da exposição, oferecendo apoio técnico em relação à acessibilidade do local, a Instituição também auxiliou desenvolvendo todos os materiais gráficos de divulgação da exposição, através do curso de Design. Durante os 16 dias de evento, cerca de 20 alunos de graduação e pós-graduação auxiliarão os visitantes como monitores.
Segundo Noara Tubino, curadora, “com esse novo olhar proposto pela exposição, colocamos em prática o exercício da cidadania através da sensibilização no sentido de conscientizar a sociedade. Oferecemos possibilidades práticas que podem colaborar para o desenvolvimento intelectual e sensorial das pessoas com deficiência, aumentando a sua capacidade de relacionamento com o meio cultural e social, além de informar a sociedade desfazendo mitos e barreiras”.
Programação
Várias atividades, como visitas e palestras, complementam a exposição. Estão programadas ações educativas com mediadores, que escolas e instituições podem agendar em dois horários, das 10h às 11h30min, e das 14h às 16h30min, e miniciclos de palestras na Livraria Cultura nos dias 19 e 25 de agosto, das 19h30min às 21h. Entre os temas das palestras estão: Um Projeto Acessível (curso de Arquitetura da Feevale e arquitetos da Liquens); Um Novo Olhar da Arte, Sustentabilidade e Inclusão (Instituto AME); Inovação e Pesquisa em Inclusão (Universidade Feevale); Acessibilidade, esse é o nosso caminho (AndaLuz); Políticas Públicas para a Acessibilidade no RS (Secretaria da Justiça e Direitos Humanos). Todas as atividades são gratuitas. Informações pelo telefone (51) 3233.0105 ou pelo email [email protected]
Fonte: Ecocultural
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários