Locais e equipamentos adequados dão condições para acampar com acessibilidade
Aos 21, Ashlee Dag já é um campista experiente. Neste verão, ela está se preparando para sua décima quinta excursão de acampamento com o Ontario March of Dimes (OMOD), uma experiência de seis dias que é claramente o ponto alto do seu ano.
“Eu adoro sair,” exclama a animada moradora de North Bay. “Eu adoro estar fora e ficar longe dos médicos. Eu escapo das escadas e olhares fixos. Prefiro ir acampar do que ir para a Disneylândia. “
Convivendo com a paralisia cerebral e epilepsia, Dag desfruta das acomodações em acampamentos como as fornecidas pelo OMOD e Easter Seals, que há muito tempo oferecem experiências recreacionais de verão para pessoas com deficiências físicas e uma comunidade de pessoas que “entendem”.
Mas, para muitos canadenses que vivem com deficiência, acessar o deserto ou uma grande área verde pode parecer uma impossibilidade física e emocional. O pensamento de dirigir um duas etapas de cem quilômetros até um acampamento, armando uma tenda na floresta, e lutando para cozinhar sobre uma fogueira pode ser assustador. No entanto, uma inspeção mais próxima sugere que este não tem de ser o caso.
Diane Wilson, analista sênior de atividade no ramo de experiência do visitante de Parques do Canadá, diz que desde a década de 1990, quando o governo federal introduziu a suas políticas sem barreiras, melhorias na acessibilidade de campismo têm se tornado uma prioridade para seu departamento. “Estamos continuamente atualizando a infra-estrutura para melhorar a acessibilidade dos nossos parques nacionais, locais históricos e das áreas de conservação marinha”, diz ela. “Junto com as pessoas com deficiência, temos uma população envelhecida, por isso estamos motivados para melhorar a experiência dos visitantes. Estamos trabalhando cada vez mais com grupos de acesso para melhorar a infra-estrutura e serviços, e sobre como podemos comunicar a nossa oferta para os visitantes.”
Atualmente, Wilson diz que, há mais de 20 locais de acampamentos acessíveis espalhados por 60 áreas em nível nacional. Parks Canada gerencia 42 parques, e muitos destes apresentam facilidades para um acampamento acessível. Parques provinciais oferecem centenas de oportunidades para acampar com acessibilidade também.
O Canadá tem geografia muito diversificada, e nossos parques refletem isso, que vão desde desertos montanhosos e ilhas do Ártico às planícies gramadas. Devido à variedade de locais e terreno, os níveis de acessibilidade variam amplamente. Através de planejamento e fazendo as perguntas certas, os campistas podem experimentar uma abundância dos mesmos prazeres que as pessoas sem deficiência.
Bom, acampamentos acessíveis seguem os princípios do Desenho Universal, conceito que incentiva o uso proativo de produtos e espaço por pessoas de diferentes habilidades.
“O envelhecimento no lugar” tornou-se um mantra importante de idosos nos últimos anos, e tanto as pessoas idosas e pessoas com deficiência estão utilizando recursos como barras de apoio e rampas em suas casas. Isto permite-lhes maior independência e capacidade de viver com dignidade no lugar de sua escolha.
Locais de acampamento acessíveis seguem a mesma lógica. A superfície lisa por uma trilha a natureza pode fazer toda a diferença para uma pessoa com uma deficiência de mobilidade, assim como uma rampa para alguém que usa cadeira de rodas.
As características de parques de campismo e serviços acessíveis devem incluir um terreno de asfalto, plano e liso para ajudar a entrar e sair dos veículos, e uma área com espaço suficiente para manobrar uma cadeira de rodas ao redor. Também deve haver uma área com espaço livre em torno de churrasqueiras, com altura acessível em uma base giratória, para permitir que uma pessoa que usa cadeira de rodas consiga cozinhar. Mesas de piquenique acessíveis e incluindo extensões, passado as pernas em ambos os lados
Quando a necessidade chama, o que você vai fazer? Na verdade, banheiros acessíveis e alpendres são as principais preocupações para os campistas com deficiência, e “estações de conforto”, como o governo educadamente chama, também deve seguir os princípios do Desenho Universal. Isto inclui portas mais largas, banheiros com barras de apoio e espaço suficiente para girar uma cadeira de rodas no eixo, bem como cadeiras de banho nos chuveiros com controles de saída d’água rebaixados e adaptados para fácil manipulação.
Wilson diz que essas acomodações estão disponíveis em muitos parques nacionais, e os visitantes podem também encontrá-los em características do parque, tais como abrigos de cozinha ao ar livre e teatros ao ar livre.
É claro, o prazer de acampar vai além do parque de campismo em si. Trilhas ecológicas e centros de exposição são características proeminentes na maioria dos parques nacionais, e estes muitas vezes são equipados para ser acessível às pessoas com deficiência. (Note, porém, que nem todas as trilhas são acessíveis – Parks Canadá centra-se em uma seleção de trilhas em áreas específicas, por isso é uma boa idéia entrar em contato antecipadamente e se informar)
Wilson diz que acomodações nessas áreas incluem a introdução de passarelas de largura suficiente para cadeiras de rodas, trilhos para aqueles que são cegos ou com baixa visão, e bancos para as pessoas com deficiência de mobilidade. Fontes rebaixadas com alavancas maiores e empunhaduras adequadas também estão começando a pontuar as paisagens do parque. Para programas educacionais em anfiteatros, uma característica em muitos parques, Wilson diz que os intérpretes para pessoas que são surdas ou com dificuldades auditivas podem muitas vezes ser arranjado.
“Da perspectiva dos parques, estamos tentando ir de encontro às necessidades de serviços dos visitantes. Algumas pessoas chegam com expectativas que não se aplicam a todos os parques nacionais, por isso é importante a realização da pesquisa antes de chegar”, aconselha Wilson.
Uma vez que muitos parques têm apenas um ou dois acampamentos acessíveis, é fundamental verificar o site da Parks Canadá para analisar individualmente as características de acessibilidade dos parques. Também é sábio fazer reservas com bastante antecedência e perguntar sobre equipamentos adaptados, tais como a disponibilidade de cadeiras de rodas de enduro que podem passear por terrenos acidentados com terra ou água.
Eu já disse isso já, mas é vale a pena repetir: Alguns parques são mais acessíveis e desenvolvidos do que outros, por isso não deixe de fazer sua lição de casa!
Inclusive locais de campismo e parques estão gradualmente se tornando uma realidade para muitas pessoas com deficiência, e que em si é um passo na direção certa. Mais incentivos para camping incluem taxas reduzidas para aqueles com o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou a Carteira de Identificação Nacional emitida pela CNIB.
Para aqueles que necessitam de um pouco de incentivo extra, a palavra final vem da ávida campista Ashlee Dag: “Vá para fora e não tenha medo de tentar algo diferente. Traga um amigo, fotos, um diário e um iPod, e relaxar. Você só vive uma vez.”
Fonte: abilities.ca
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários