Casa da Ciência da UFRJ apresenta a exposição Cadê a Química de forma acessível
Pode entrar que a casa é sua! Buscando contemplar diferentes públicos, a exposição Cadê a Química?, promovida pela Casa da Ciência da UFRJ e a Sociedade Brasileira de Química, garante acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e deficiências visual e auditiva.
A circulação de um cadeirante, por exemplo, é assegurada em todos os sete cômodos desta animada casa cenário em que se pode experienciar a participação da Química em nosso cotidiano, além de se dispor de um banheiro acessível. Há, também, preocupação na ergonomia dos móveis e utensílios.
Para aqueles que têm baixa visão, há chamadas expositivas escritas com letras de forma e com bom contraste. Para os cegos, etiquetas em Braille estão presentes na maioria dos objetos, havendo ainda um manual sobre a presença da Química no uso de equipamentos domésticos, produzido com o apoio do Instituto Benjamim Constant.
Uma atenção muito especial foi dedicada à tradução dos conteúdos da exposição para Libras (Língua Brasileira de Sinais).Stella Savelli, professora do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e responsável pelo projeto de Acessibilidade Científico Cultural da Casa da Ciência, explica que toda a contextualização em Libras desses conteúdos foi feita com e para surdos. O material está disponível em equipamentos que são oferecidos aos visitantes e foi fruto de uma parceria com o INES. Há visitas agendadas para surdos nos dias 29 e 30 de maio.
“Isso confere mais autonomia ao surdo que tem na Libras sua primeira língua”, afirma Stella, acrescentando que “com o trabalho conjunto foi possível descrever termos científicos ainda inexistentes em Libras, favorecendo a assimilação de conceitos”.
O minisite da exposição também é plenamente acessível e disponibiliza diversos vídeos em Libras. Através do endereço www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/quimica é possível verificar todas as atrações sem sair de casa.
O hotsite apresenta uma série de links que permite fazer downloads de materiais informativos, acessar sites com experiências reprodutíveis em salas de aula, revistas e livros dedicados à Química. Também nos possibilita assistir a inúmeros vídeos especialmente selecionados e oferecer às crianças e adolescentes muitos jogos sobre a temática da exposição. Um atraente material para uso por professores, alunos e interessados em conhecer mais de perto o mundo da Química.
A exposição segue até dia 24 de junho, na Rua Lauro Müller, nº 1. Confira no site www.casadaciencia.ufrj.br os horários e programação de atividades paralelas.
Fonte: Casa da Ciência
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários