O site Deficiente Legal, em parceria com o Boa Vista- Roraima Convention & Visitors Bureau, o Sebrae-RR e o IFRR – Instituto Federal de Roraima, realizará no dia 04 de maio, às 18:30h, no auditório do IFERR, o 1º Seminário de Turismo Adaptado. No momento em que o Turismo se consolida como um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo, o país se prepara para ser palco de grandes eventos internacionais como a COPA DO BRASIL 2014 e OLIMPÍADAS 2016. Para receber turistas portadores de necessidades especiais, há uma necessidade de atualização para atender a crescente demanda por padrões internacionais na prestação de serviços turísticos e o Seminário irá contribuir com o desenvolvimento do turismo adaptado em Boa Vista, e também para a inclusão das pessoas com deficiência.
O Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência, e o tema ganhou notoriedade após a Organização dos Estados Americanos (OEA) estabelecer o período de 2006 a 2016 como a Década das Américas das Pessoas com Deficiência – pelos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência. Nesse período os Estados membros, incluindo o Brasil, devem apresentar medidas administrativas, legislativas e judiciais, bem como as políticas públicas necessárias, para a efetiva aplicação do Programa de Ação na ordem jurídica interna. E entre essas ações, estão:
Participação em atividades culturais, artísticas, desportivas e recreativas – Promover políticas públicas para incentivar a cultura, esporte, lazer e turismo como instrumentos de desenvolvimento humano e cidadania, para que as pessoas com deficiência participem das atividades culturais, desportivas, recreativas e qualquer outra atividade que promova a inclusão social e o desenvolvimento integral dos indivíduos em condições de igualdade.
Acessibilidade – Eliminar as barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação, informações e transporte existentes, promovendo o uso do Desenho Universal para todos os novos projetos e a renovação de infraestrutura existente, para que as pessoas com deficiência possam viver em igualdade de condições com os demais, ao ambiente físico, espaços, equipamentos urbanos, edifícios, serviços de transporte, sistemas de informações e comunicação, inclusive sistemas e tecnologias da informação e da comunicação e a outros serviços e instalações públicos ou abertos ao público, em zonas tanto urbanas como rurais.
No país já existem leis que tratam do tema. Tudo o que for construído deve ser acessível às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Palestrantes
Ricardo Shimosakai é Diretor da organização Turismo Adaptado, uma empresa que trabalha a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no lazer e turismo. Também é Assistente Técnico com ênfase em assuntos relacionados ao lazer e turismo da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. Ricardo Shimosakai é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Docente do MBA de Gestão em Hotelaria de Luxo, MBA de Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo e Pós-Graduação em Arquitetura Hoteleira da Escola de Pós-Graduação Roberto Miranda Educação Corporativa.
Ricardo Shimosakai, depois de ter levado um tiro em 2001 num sequestro relâmpago, queria retornar à suas viagens que sempre lhe trouxeram muito momentos de prazer. A partir daí começou sua luta, e a vontade de espalhar esse prazer a todos.
Rodrigo Ávila palestrará sobre a acessibilidade arquitetônica, pois dentro de um roteiro turístico estão incluídos lugares, como aeroporto, rodoviária, hotel, restaurante e pontos atrativos que devem estar adaptados. Fator importante para o sucesso de um roteiro. Rodrigo Ávila é Engenheiro Civil, Pós-Graduado em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, PG em Georeferenciamento, Vice Presidente do CREA-RR por 3 anos consecutivos , (No CREA Coordenador do GT Acessibilidade com diversos trabalhos em conjunto ao MPE-RR, Coordenador CREA-Jr), acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UFRR. Prestou serviço como Consultor da UNESCO-ONU, Consultor da Companhia Vale do Rio Doce. Avaliador e Analista de Engenharia Civil da Caixa Econômica Federal, Professor da UFRR e do IFRR. Atualmente Avaliador do Banco da Amazônia entre outros bancos. Gerente das Empresas de Engenharia do Grupo Ävila.
Apoio – O evento terá como apoiadores, o Instituto Federal de Roraima, o Sebrae-RR, a empresa de turismo Roraima Adventures e o deputado estadual Jean Frank.
Olá Ricardo!
Que esse seja o primeiro de muitos que estão por vir. Adorei a fotografia!
Transmitiu a liberdade e o prazer de poder fazer turismo, seja adaptado, eu diria, acessível à todos, com a liberdade de ir e vir, esta prevista em nossa constituição. Muitos passeios e sucesso pra você e sua equipe!
Olá Rosa,
Muito obrigado pelo seu comentário. Acho importante passar a informação correta e atualizada, seja por meio de palestras, cursos, ou mesmo aqui pelo nosso portal. Mas também me preocupo com o resultado que isso irá proporcionar. A teoria é um caminho, mas o destino é a prática