Disney cancela atração após ser acusada de estigmatizar crianças obesas

por | 12 abr, 2012 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

O Walt Disney World decidiu cancelar a inauguração em Orlando, na Flórida, de uma atração que buscava combater a obesidade infantil, depois de receber críticas que a acusavam de estigmatizar as crianças obesas.

A inauguração da atração – que durante alguns dias esteve aberta de forma extraoficial para testar a reação do público – estava prevista para o próximo dia 5 de março, mas a empresa adiou indefinidamente sua abertura.

Batizada de Habit Heroes, a atração foi projetada pela Disney, em colaboração com uma associação americana de companhias de seguros médicos, para combater os maus hábitos que contribuem à obesidade infantil, como a comida gordurosa e a falta de exercícios físicos.

Localizada no parque temático Epcot, a Habit Heroes oferecia uma série de jogos que exigiam certa atividade física para que os visitantes pudessem ajudar um suposto menino que enfrenta problema por seus maus hábitos.

O cancelamento da abertura oficial acontece depois que, na semana passada, a Associação Nacional para Promover a Aceitação dos Obesos (NAAFA, na sigla em inglês) acusou a Disney de “ficar sob a sombra da negatividade e da discriminação” ao apostar “na ferramenta da vergonha como a melhor maneira de comunicar-se com as crianças”.

Em comunicado, essa associação criticava a Disney por utilizar “personagens estereotipados” para criticar os hábitos alimentares infantis.

“O uso desses estereótipos, habitualmente utilizados para atormentar as crianças com sobrepeso, poderia reforçar e fortalecer o ciclo de intimidação, depressão, transtornos alimentícios e inclusive pensamentos suicidas”, segundo a NAAFA.

Um porta-voz da associação de seguradoras que colaborou com a Disney na atração garantiu que o parque está “testando e recebendo a informação dos usuários, para fazer os ajustes necessários prévios à inauguração”.

“Queremos nos assegurar que a atração transmita de forma divertida uma mensagem positiva sobre o estilo de vida saudável”, explicou.

O site da atração permanece fora do ar para manutenção.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SoM38R9xfMs]

Fonte: Folha.com

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Mônica Nascimento

    Tudo é válido, desde que haja resultados satisfatórios, temos de usar linguagens que as crianças entendam e aproveitem em suas vidas, tbm contar que seus responsáveis tenham conciência, de nada adianta mostrar o que é uma criança obesa, se seus hábitos são totalmente contrários aos que tem de ter para levar uma vida saudável, mas acredito que tudo está caminhando para melhor, e as coisas vão se acertar, já temos esclarecimentos para isso!
    Grata mais uma vez Ricardo, abçs!

    • Ricardo Shimosakai

      Tenho encaminhado meus trabalhos, não só para a comunidade de pessoas com deficiência, mas a todos os segmentos que são exvluidos de alguma maneira. Então os obesos, também fazem parte, seja qual for sua faixa etária

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });