Acessibilidade: presidente da Adefal destaca avanços na rede de hotelaria de Maceió
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, Luiz Carlos Santana destacou o resultado da Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na última terça-feira (28) na qual a Capital Alagoana ocupa proporcionalmente o 1º lugar no Brasil no que se refere à rede de hotelaria com suítes adaptadas para pessoas com deficiência.
De acordo com Luiz Carlos o resultado da pesquisa é bastante satisfatório, pois revela um avanço no quesito acessibilidade no âmbito da rede hoteleira, porém segundo ele o Município ainda tem muito que avançar no turismo para pessoas com deficiência, principalmente no que se refere a acessibilidades nos pontos turísticos da Cidade.
“É importante salientar que a pessoa com deficiência cada vez mais passa a ser o cidadão produtivo e um consumidor potencial. Garantir o direito a acessibilidade nos hotéis significa também ampliar o leque de turistas na Cidade. Maceió tem a primeira jangada acessível do País e nada mais justo que nossos hotéis estejam preparados para receber essa demanda de turistas de pessoas com deficiência”, explicou Luiz Carlos.
Pesquisa
Proporcionalmente Maceió (AL) conta com 3,4% do total de 129 estabelecimento de hospedagem com adaptadas, em seguida com 2,8% vem Teresina (PI) e empatados com 2,5% aparecem Porto Velho (RO) e Aracajú (SE).
Já levando como base os dados absolutos Maceió ocupa a 5ª posição entre as 24 capitais do País.
1º – São Paulo com 511 Unidades.
2º – Rio de Janeiro com 272 Unidades.
3º – Natal com 237 unidades.
4º – Brasília com 220 Unidades.
5º – Alagoas com 219 unidades.
Fonte: Primeira Edição
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários