Uma celebração aos 4 sentidos nas Bodas de Prata de um casal de cegos

por | 4 abr, 2012 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

O comercial da Campofrio, indústria alimentícia, nasceu do desejo de dois irmãos Pascoal e Sarah) de fazer um presente especial para os pais (Pascoal e Metche), que são deficientes visuais, em seu 25º aniversário de casamento. Mesmo sabendo que se trata de uma propaganda, é impossível não se emocionar com a história da família que vai em busca de novas maneiras de explorar os quatro sentidos: audição, olfato, tato e paladar. Criado pela McCann Erickson (Espanha), o curta registrou mais de 70 mil visitas no Youtube em sua primeira semana.

Para explorar a audição, o plano foi fazer uma surpresa acordando o casal em sua residência, ao som da Orquestra Filarmônica Internacional, com presença ao vivo dos músicos. Era o início de um dia inesquecível.

O passo seguinte foi colocá-los num Cadilaque conversível, sentindo o vento bater em seus rostos, e onde o casal levantava os braços para potencializar essa sensação. O destino era um fábrica de perfumes Labitae, para desta vez explorar o olfato. Sentir o odor das essências e relembrando os momentos de suas vidas onde esses aromas fizeram parte. Depois uma visita a plantação de Alfazemas para conhecer uma das fontes destas fragrâncias.

Novamente de volta ao Cadilaque, mas desta vez em direção a Quentar de La Sierra, terra natal do pai Pascoal. Na chegada, um reconhecimento do local através do tato, identificando os lugares onde morou. Sara escreve um texto em uma máquina Braille e entrega a seu pai, certamente com um conteúdo emocionante e que também toca o coração. Em um local aberto, mais de cinquenta pessoas que Pascoal pai não via há muitos anos. Um a um, eles foram reconhecidos por características perceptíveis ao tato, como a forma do rosto de um sobrinho, a aliança na mão de uma senhora. Um reencontro emocionante para todos.

Martin Berasategui foi o Chef de Cozinha encarregado para fazer a experiência do paladar. Com alguns ingredientes colhidos diretamente da horta, e outros frios da empresa patrocinadora, prepara uma refeição especial. No restaurante do Chef, o ambiente foi preparado especialmente, com tapetes vermelhos e todo o aparato para um jantar requintado.

Entre os diversos projetos da Turismo Adaptado, está a criação de um roteiro para explorar as sensações, utilizando-se de diversas ferramentas que explorem nossos sentidos. Esta proposta também poderá ser vivenciada por pessoas sem deficiência, para ter uma experiência diferenciada, que acaba dando uma percepção melhor do que é possuir uma deficiência além de dar motivos para uma maior valorização de suas próprias vidas, de acordo com palavras dos próprios participantes, em experiências semelhantes já realizadas.

Para melhor atender aos nossos leitores, colocamos o vídeo em duas versões, sendo a primeira com legendas para auxiliar na compreensão da língua espanhola e também à pessoas com deficiência auditiva, e o segundo vídeo com audiodescrição, para melhor compreensão de pessoas com deficiência visual.

Fonte: Veja

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2 Comentários

  1. Maria Eliza

    Gostei demais! Esta linda história serve como uma excelente reflexão para todos nós!!!

    • Ricardo Shimosakai

      E a Turismo Adaptado ira elaborar pacotes turísticos acessíveis para cegos, explorando os sentidos. A matéria conta uma celebração particular, mas queremos que todos possam celebrar dessa maneira

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