Turismo Acessível será apresentado pelo SESC através de videoconferência em rede nacional
O Sesc está promovendo uma série de videoconferência em nivel nacional para seus funcionários, sobre temas diversos relacionados à pessoa com deficiência. Dia 2 de setembro de 2011, a temática será o turismo acessível, onde Ricardo Shimosakai (Diretor da Turismo Adaptado) e Rogério Alves (Guia de Turismo de Bonito), irão colocar seus conhecimentos à disposição dos espectadores.
Ambos tem realizado um trabalho de acessibilidade na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Foram exploradas diferentes locais e atividades, como por exemplo o Buraco das Araras, Abismo de Anhumas, Flutuação e passeio de bote pelos rios da região. A intenção desse estudo foi criar um pacote turístico acessível, que atualmente a Turismo Adaptado opera com qualidade. Ainda há projetos para melhorar a acessibilidade nos passeios para pessoas com deficiência viasual e auditiva. E em breve, também um curso voltado para guias, no atendimento à pessoas com diferentes tipos de deficiência ou outra necessidade especial.
Ricardo Shimosakai é Diretor da Turismo Adaptado, Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism) e IFTTA (International Forum of Travel and Tourism Advocates). Também faz parte da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo e SPTuris. Ricardo Shimosakai depois de ter levado um tiro em 2001 num sequestro relâmpago queria retornar à suas viagens que sempre lhe trouxeram muito momentos de prazer. A partir daí começou sua luta, e a vontade de espalhar esse prazer a todos.
Rogério Pereira Alves, tenho 25 anos e sou Guia de Turismo credenciado pelo ministério do turismo há 4 anos. Faz parte da associação de guias de Bonito. “Sou um assumido apaixonado pela minha profissão de Guia de Ecoturismo. No ecoturismo buscamos a realização de um sonho: conhecer e desfrutar de tamanha beleza que a natureza os proporcionou, e eu Rogério, me sinto então um privilegiado em fazer parte desse elo que apresenta aos nossos turistas todas essas maravilhas. Me realizo ao transmitir meus conhecimentos e curiosidades da região de Bonito. É tão bom ver as pessoas vencendo seus obstáculos pessoais e medos perante a natureza, e realizando atividades que nunca imaginaram conseguir fazer”, diz Rogério.
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição pública de direito privado, criada pela Confederação Nacional do Comércio, nos termos do decreto-lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946. Tem por finalidade estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias como também, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.
O Sesc é uma iniciativa do empresariado do comércio e serviços em prol da sociedade brasileira. O comerciário de menor renda e seus dependentes é a clientela preferencial, que terá facilitado seu acesso aos serviços/atividades oferecidas pela Entidade, mediante o estabelecimento de critérios que assegurem essa preferência.
Os serviços/atividades voltadas para o atendimento de grandes contingentes poderão ser estendidas à comunidade. O Sesc tem como objetivos: fortalecer, através da ação educativa, propositiva e transformadora, a capacidade dos indivíduos para buscarem, eles mesmos, a melhoria de suas condições de vida; oferecer serviços que possam contribuir para o bem-estar de sua clientela e melhoria de sua qualidade de vida contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural.
Tem como missão e valores, Proporcionar à clientela ação de educação, saúde, cultura e lazer, contribuindo para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania dos trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e seus familiares.
Fonte: SESC http://www.sesc.com.br/main.asp
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários