Projeto Acessibilidade ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) dá as boas vindas ao público
O projeto Acessibilidade ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) – Audiodescrição e Interpretação em Libras para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva ao Acervo do Museu, mais conhecido como Acessibilidade Mamam, teve seu lançamento público em Agosto, no auditório do próprio Museu.
Uma breve apresentação do projeto por seus representantes, exposição de uma das obras audiodescritas com monitoramento e explicação demonstrativa sobre o processo de trabalho dos audiodescritores no acervo e projeções audiovisuais cujos temas são afins ao da acessibilidade compõem à programação do evento. Tudo regado à música ambiente e buffet para a confraternização dos convidados.
Segundo, Eli Maria, coordenadora geral do Acessibilidade Mamam, atividades são desenvolvidas no intuito de promover o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva ao museu e na perspectiva de um movimento de inserção ao convívio com obras de arte, integrando-as ao público apreciador em geral.
Para isso, realiza a audiodescrição de 100 obras do acervo do Mamam –iniciando, assim, um acervo acessível permanente-, a produção de um DVD de iniciação à História da Arte para a habilitação à leitura de imagens – obras de arte visual e plástica – com interpretação em LIBRAS e narrado por audiodescrição.
Sua conclusão está prevista para abril de 2012, quando o acervo acessível e o vídeo estarão disponíveis no site do Museu e as visitas monitoradas ao acervo poderão ser agendadas.
O Acessibilidade Mamam é patrocinado pela Caixa Cultural – Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro e empreendido pelas empresas Bureau de Cultura e Turismo, Movimenta Gestoria de Cultura e Ideário Gestoria de Cultura. O Mamam está localizado na Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife-PE.
Contatos:
Mariana Lima (Assessoria de Comunicação)
[email protected]
(81) 8694-0926
Fonte: Blog Mamam
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
4 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Olá!
Somos do curso de turismo e estamos fazendo um trabalho acadêmico sobre acessibilidade no turismo, focalizando na parte de perfil de viagens das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida e também quanto as dificuldades e também facilidades encontradas nos destinos. Agradeceríamos se pudessem responder ao questionário! Desde já agradeço a atenção. Aqui está o link do questionário
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGJsWEhVRzI5aENHSEI2R1RadFJSTFE6MQ
Att. Tamiris Corrêa
Olá,
Respondi sua pesquisa. Porém, para terem um trabalho mais completo, se quiserem eu elaborei um livro digital chamado “Acessibilidade e inclusão no turismo”, um DVD com artigos, fotos, leis, vídeos, normas, trabalhos, apresentações, reportagens e diversos outros materiais sobre o assunto. Se quiser adquiri-lo, veja mais informações no link a seguir. Nesse material muitas de suas dúvidas já podem ter uma resposta, mas se mesmo assim elas persistirem, pode entrar em contato comigo que eu lhe orientarei.
https://ricardoshimosakai.com.br/2010/07/08/livro-digital-%e2%80%9cacessibilidade-e-inclusao-no-turismo%e2%80%9d/
Obrigado,
Projetos que viabilizem a adaptação de atrações turísticas é com certeza um passo muito grande para a promoção da inclusão social no turismo. Muito legal este projeto.
Sim, os museus precisam estar acessíveis a todos. Estamos trabalhando a acessibilidade nos museus brasileiros. Cada vez mais estamos conquistando nosso espaço