Encontro das Américas de Turismo Social irá debater o turismo pela ótica da pessoa com deficiência
Sob o tema Turismo e inclusão: por uma visão humanista e social do turismo nas Américas, o Encontro das Américas de Turismo Social tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância do turismo como instrumento de inclusão social, cultural e econômica no continente americano. Um turismo baseado na solidariedade, na valorização das diversidades e na democracia. Para tanto, o seminário inclui conferências que apresentarão o rico panorama do turismo social nas Américas,
além de reflexões sobre a inclusão e a educação por meio do turismo.
Também serão relacionadas experiências em turismo inclusivo, oferecendo discussões sobre práticas não convencionais e que promovam a democratização de acesso ao turismo, pautadas na sustentabilidade cultural, ambiental e econômica dos locais visitados. As atividades pré e pós-seminário incluem visitas a destinos especialmente selecionados para aprofundar a reflexão sobre a importância da prática do turismo sustentável, responsável e acessível a todos, em São Paulo e em outros estados brasileiros.
O Encontro das Américas de Turismo Social é uma realização do SESC no Estado de São Paulo e da Secretaria para as Américas
da Organização Internacional de Turismo Social – OITS Américas.
Mais informações sober inscrições, passeios e excursões, veja o folder Encontro das Américas de Turismo Social ou envie um email [email protected]
SEMINÁRIO
25 e 26 de agosto de 2011 | SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque | São Paulo/SP
25 de agosto
9h – credenciamento
10h – sessão de abertura
11h – conferência
Panorama do turismo social no mundo e uma visão aproximativa nas Américas
Representantes da Organização Internacional do Turismo apresentarão um panorama geral sobre o desenvolvimento do turismo social no mundo, promovendo também uma aproximação às práticas de turismo social nas Américas.
15h – mesa de debates
Políticas públicas de inclusão pelo turismo nas Américas
Contextualização do panorama das políticas de inclusão pelo turismo nas Américas, seguida por debate sobre como as políticas públicas de turismo podem abarcar políticas de inclusão a partir de experiências de países americanos.
17h30 – mesa de debates
Experiências de inclusão no turismo pela ótica de seus públicos prioritários
Apresentação conceitual sobre os públicos prioritários para a inclusão no turismo. Em seguida, relatos de experiências de projetos que buscam a inclusão de jovens e pessoas com deficiência por meio do turismo.
26 de agosto
10h – conferência
Inclusão e educação pelo turismo
Como o turismo, praticado como meio e objeto de educação, pode colaborar para a inclusão? A conferência busca discutir as possibilidades de espaços e momentos de aprendizagem, a partir da concepção de uma educação integral, em que as viagens se destacam quando desenvolvidas sob a perspectiva da fruição da experiência e da integração social e cultural.
11h – mesa de debates
Experiências de inclusão em hospedagem social
Contextualização sobre o papel das hospedagens sociais no turismo social e solidário, seguida por apresentação de experiências de equipamentos de hospedagem que geram desenvolvimento local, são operacionalizados dentro de princípios de ética e sustentabilidade e promovem acessibilidade a públicos prioritários.
15h – mesa de debates
Experiências de aproximação entre turismo e economia social solidária
Contextualização sobre as relação entre turismo e economia social solidária, seguida por relatos de experiências de turismo desenvolvidas sob os nortes da economia solidária, com vistas ao desenvolvimento pautado na geração de emprego e distribuição de renda.
17h – mesa de debates
Experiências de inclusão por meio do turismo social de base comunitária
Apresentação do contexto atual do turismo de base comunitária. Em seguida, relatos de experiências de desenvolvimento turístico baseado no protagonismo das comunidades, que se beneficiam da atividade e se envolvem em sua gestão.
Fonte: SESC
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários