Monitores do Espaço Ciência são capacitados para o atendimento a pessoas com deficiências

por | 4 ago, 2011 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Por solicitação do Espaço Ciência, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) vai oferecer a oficina “Atendimento Sem Barreira” para seus 55 monitores. O objetivo da ação é qualificar a equipe para o atendimento adequado a esses visitantes. A programação também será aberta ao público em geral e a inscrição é gratuita.

O evento foi realizado dia 26 de julho, em dois horários: 8h às 12h, a primeira turma e de 13h às 17h, a segunda turma, no auditório do Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, Parque 2, na cidade de Olinda.

A oficina além da parte teórica traz dinâmicas de grupo e vivências inclusivas. O conteúdo programático inclui as áreas de deficiências visual, auditiva, intelectual e física, abordando os temas direito à acessibilidade, à educação e ao lazer. Os participantes vão ainda obter noções sobre o conceito de deficiência e tipos, dicas de convivência e práticas inclusivas. As atividades serão ministradas por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, psicólogo e educador. Todo material didático, composto por apostilas, cartilhas e cadernos, será oferecido gratuitamente ao público.

De acordo com o superintendente da SEAD, João Rocha, essa é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco no sentido de promover a inclusão social desses cidadãos. “Trabalhamos na perspectiva de garantir para todas as pessoas o direito ao conhecimento e ao lazer, observadas as diferenças e peculiaridades”, afirma. Segundo a gerente de Ação Educativa, Karina Maia, a capacitação será muito útil nas apresentações do Espaço Ciência. “Os monitores vão aprender, por exemplo, a descrever para um cego as observações do planetário ou ainda a dimensionar uma réplica de um dinossauro”, exemplifica. Ela lembra que a fim de ampliar ainda mais o caráter inclusivo da ação, serão contratados colaboradores com deficiência para compor a equipe.

Entre as ações de inclusão da pessoa com deficiência promovidas pelo Governo de Pernambuco, podemos destacar o desenvolvimento da educação inclusiva, o aprimoramento da atenção em saúde, a geração de emprego e renda, a qualificação profissional, o estímulo às produções técnico-científica, o fomento às atividades de esporte e lazer e outras.

Conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no ano 2000, no Estado existem cerca de 1.4 milhões de pernambucanos com deficiência, ou seja, 17% da população pernambucana.

Fonte: Espaço Ciência

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });