Bono Vox. Conquistando legião de fãs através de suas músicas e pelo seu ativismo social.
Bono se tornou um dos melhores artistas filantrópicos do mundo. Ele foi apelidado de “o rosto da filantropia de fusão”, tanto para seu sucesso recrutando aliados poderosos de um espectro diversificado de líderes de governo, instituições religiosas, organizações filantrópicas, a mídia popular e o mundo dos negócios, bem como para liderar novas redes de organizações de auxílio humanitário global que se ligam com o ativismo geopolítica e empresa comercial corporativa.
Em uma entrevista em 1986, à revista Rolling Stone, Bono explicou que foi motivado a se envolver em política e causas sociais, vendo um dos benefícios do Secret Policeman Ball, encenado por John Cleese e o produtor Martin Lewis, para a organização não governamental, Anistia Internacional em 1979. “Vi o ‘Secret Policeman Ball’ e tornou-se uma parte de mim. Semeou uma semente…” Em 2001, Bono organizou junto a banda, uma gravação especial ao vivo para esse ano em benefício da Anistia.
Bono e U2 realizaram uma pequena turnê beneficente, a “A Conspiracy of Hope Tour”, realizada em 1986 nos Estados Unidos, ao lado do ex-vocalista da banda de rock britânica The Police, Sting.U2 também se apresentou na Band Aid e Live Aid, projetos organizados por Bob Geldof. Em 1984, Bono cantou no “Band Aid”, com o single “Do They Know It’s Christmas?/Feed the World” (um papel que foi reprisado em 2004 no Band Aid 20, com single de mesmo nome). Geldof e Bono, mais tarde colaboraram para organizar em 2005 o projeto Live 8, onde o U2 também se apresentou.
Desde 1999, Bono tornou-se cada vez mais envolvido na campanha de terceiro-mundo para aliviar dívidas e ações de sensibilização para a situação da África, incluindo a pandemia de aids. Na última década, Bono se encontrou com vários políticos influentes, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e primeiro-ministro canadense Paul Martin. Durante uma visita em março de 2002 à Casa Branca, depois que o presidente Bush anunciou um pacote de US$ 5 bilhões de ajuda, ele acompanhou o presidente para um discurso nos jardins da Casa Branca, onde ele declarou:
“Este é um primeiro passo importante, sério e novo nível de compromisso. Isso deve acontecer com urgência, porque esta é uma crise”. Em maio daquele ano, Bono levou o ex-Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, “Paul O’Neill” em uma turnê de 4 países da África. Em contraste, em 2005, Bono falou sobre a CBC Radio, alegando então ao primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, que estava sendo lento sobre o aumento de ajuda externa do Canadá. Ele era um candidato ao prêmio Nobel da Paz em 2003, 2005 e 2006 por sua filantropia.
Em 2004, ele foi premiado com o Pablo Neruda à “Medalha de Honra” do Governo do Chile. A revista Time nomeou Bono como uma das “100 Pessoas Mais Influentes” em sua edição especial de maio 2004, [85] e novamente na 2006 Hora 100 edição especial. e novamente em 2006, na edição especial do “Time 100”. Em 2005, a Time nomeou Bono como Pessoa do Ano, junto com Bill Gates e Melinda Gates. Também em 2005, ele recebeu o prêmio português de “Ordem da Liberdade” por seu trabalho humanitário. Nesse ano, Bono também estava entre os três primeiros destinatários do Prêmio TED, que concede a cada vencedor “Um desejo de mudar o mundo”. Bono fez três desejos, os dois primeiros relacionados com a “ONE Compaign”, e o terceiro, que cada hospital, clínica de saúde e escola na Etiópia devesse estar conectado à internet. “TED” rejeitou o terceiro desejo como sendo uma sub-óptima maneira de ajudar a África e, em vez organizou uma conferência TED em Arusha, na Tanzânia. Bono participou da conferência, que decorreu em junho de 2007, e atraiu manchetes com seus apartes de “boca-suja” de um discurso de Andrew Mwenda.
Em 2007, Bono foi nomeado no Reino Unido, pelo Sistema de honras britânico como um honorário comendador da Ordem do Império Britânico. Ele foi formalmente concedido título de cavaleiro em 29 de março de 2007, em uma cerimônia na residência do embaixador britânico David Reddaway, em Dublin, Irlanda.
Bono também recebeu o prêmio “NAACP Image Awards” em 2007. Em 24 de maio de 2007, o “National Constitution Center”, na Filadélfia, anunciou que Bono receberá o Philadelphia Liberty Medal em 27 de setembro de 2007 por seu trabalho, para acabar com a pobreza e a fome no mundo. Em 28 de setembro de 2007, em aceitar a “Medalha da Liberdade”, Bono disse: “Quando você está preso pela pobreza, você não é livre. Quando as leis do comércio impedi-lo de vender os alimentos que você cresceu, você não é livre, … Quando você é um monge na Birmânia ainda esta semana, foram impedidos de entrar em um templo por causa de seu evangelho da paz … bem, então nenhum de nós é verdadeiramente livre“. Bono doou o prêmio de US$ 100 mil para a organização. Ngozi Okonjo-Iweala aceitou o prêmio em razão a Washington, baseado na dívida em relação à AIDS, na África.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=w_f86dCx4wQ&feature=related]
Fonte: Wikipedia
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários