Após décadas de abandono, Paranapiacaba ganha reformas onde acessibilidade é um dos focos
A vila de Paranapiacaba, em Santo André, receberá até o ano que vem uma série de reformas nas instalações e estabelecimentos que há anos não recebem reparos. Serão restaurados, a rede elétrica, a passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila, o prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, além da ampliação do Posto de Atendimento Médico e da criação de uma creche.
Com conclusão prevista para a primeira semana de julho, a segunda etapa das obras na rede elétrica resolverá o constante problema de abastecimento de energia que por muito tempo afeta os moradores. De acordo com o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior, alguns postes são feitos de trilhos que sobraram na construção da ferrovia Railway, construída em 1860.
“A fiação também é datada do século passado e por isso, causava muitos problemas por não suportar a carga de energia. Provavelmente a reforma não foi realizada antes devido ao alto custo”, afirma. O custo da obra está estimo em cerca de R$ 1,6 milhão.
No início de junho, um vendaval danificou um dos transformadores e deixou os moradores sem energia elétrica por oito dias. Como medida de emergência a Eletropaulo autorizou a Prefeitura realizar algumas ligações provisórias que possibilitaram o reabastecimento. “A reforma solucionará o problema da rede, além de trazer mais segurança aos moradores e visitantes”, explica Mendes.
Ponto Turístico
O secretário afirma que as reformas vão de acordo com as medidas para destacar a vila como ponto turístico, como a criação do Expresso Turístico Luz a Paranapiacaba. Para o Festival de Inverno, que tem início no dia 16 de julho, a prefeitura realizará ações para reforçar a passarela central da vila e posteriormente iniciar o restauro completo. “Um dos focos das obras é trazer cada vez mais acessibilidade à vila”, fala.
A expectativa é que até 2012 seja inaugurado o novo prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra e posteriormente as outras obras como a creche e o Posto de Atendimento Médico. “O novo posto médico terá diversas novas especialidades que inclui até odontologia. Mas da para estabelecer um prazo para essas obras devido as condições climáticas da região”, explica o secretário.
Fonte: Reporter Diário
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários