Sedectur promove passeio teste do Vapor do Vinho prestando atenção na acessibilidade
O dia 18 de junho, foi um dia foi inovador e repleto de descobertas turísticas sobre o sertão do Vale do São Francisco para quem participou do Passeio Teste do Vapor do Vinho, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo Cultura e Eventos, Sebrae Petrolina, Conselho Municipal de Turismo e Grupo Gestor de Turismo de Petrolina.
Estiveram presentes no passeio, 76 pessoas, incluindo 15 turistas dos estados brasileiros de São Paulo, Piauí e também do exterior, no caso, Massachusetts dos Estados Unidos, oito componentes do Grupo Gestor de Turismo, além de representantes do Trade Turístico da cidade. Desta vez, o roteiro do Vapor do Vinho, recentemente criado (maio de 2011) pela Bahiatursa, Grupo Miolo e Barca Rio dos Currais, foi inversamente realizado, iniciando na Orla de Petrolina com destino à Vinícola Ouro Verde do Grupo Miolo (vinhos Terra Nova), depois à Fazenda Fortaleza (de exportação de manga), embarque no Lago de Sobradinho para fazer a eclusagem e retorno ao terminal das barquinhas, em Petrolina.
Foram analisados aspectos referentes ao roteiro, como o receptivo na Vinícola e Fazenda de exportação e a acessibilidade nos equipamentos turísticos. A equipe organizadora realizou ainda uma pesquisa para testar a viabilidade do roteiro “Vapor do Vinho”, buscando a melhor qualificação para a excelência do atendimento. Para o professor e cadeirante Hélio de Araújo, o roteiro é maravilhoso, mas ainda é preciso pensar nas questões de acessibilidade. “A escada que dá acesso ao primeiro andar e o banheiro foram as maiores dificuldades que enfrentei neste roteiro, mas isso não faz perder a beleza que é conhecer o “Vapor do Vinho” e, principalmente, a emoção de fazer a eclusagem”, afirmou.
A turismóloga e mestra em Geografia, Gislane Rocha, está estudando a acessibilidade no Turismo do Vale do São Francisco e observou os entraves enfrentados pelo professor Hélio de Araújo. “Meu estudo visa diagnosticar as condições de acesso e utilização dos principais equipamentos turísticos e de lazer dos municípios de Petrolina, Juazeiro, Lagoa Grande e Casa Nova, situados no Vale do São Francisco, por pessoas que fazem uso de cadeira de rodas como meio de locomoção”, declarou, revelando que o estudo pretende apresentar ferramentas de inclusão e acessibilidade, além de criar um Banco de Dados dos principais empreendimentos turísticos e de lazer da região com infraestrutura voltada para acessibilidade.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo Cultura e Eventos, Luis Cláudio Dias, essa iniciativa do passeio invertido do ‘Vapor do Vinho’ foi muito relevante. “É importante para a formatação de roteiros turísticos receptivos de acordo com a necessidade do mercado turístico, e ter a participação do trade e do público alvo é a melhor maneira de desenvolver o turismo na região, de modo participativo e construtivo”, declarou.
“Com isso, espera-se qualificar os serviços turísticos prestados nos equipamentos e nos atrativos da Rota do Vinho, almejando proporcionar o aumento da competitividade do nosso produto, além de impulsionar o enoturismo regional”, complementou a coordenadora do Grupo Gestor, Nadja Batista.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários