Futebol para cegos aproxima Urece e Fundação Tottenham Hotspur
A mais internacional de todas as associações que trabalham com o paradesporto no Brasil, a Urece Esporte e Cultura anunciou uma parceria inédita no futebol para cegos no país. Trata-se de um acordo com a Fundação Tottenham Hotspur, chancelada pela Premier League inglesa, que prevê a troca de experiências no desenvolvimento desta modalidade em dois continentes. O evento de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (22 de junho de 2011), no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.
Estiveram presentes o vice primeiro-ministro britânico Nick Clegg, o ministro da educação britânico Jeremy Hunt, o embaixador da Inglaterra no Brasil, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) Andrews Parsons, entre outras autoridades.
O evento começou às 9 da manhã, com apresentação da equipe de goalball da Urece, atual vice-campeã brasileira da modalidade. O jogo será aberto à participação de crianças da comunidade, que terão o primeiro contato com o paradesporto. Após o jogo, será feito o anúncio oficial da parceria pelo diretor da Urece, Gabriel Mayr. A festa será coroada com uma partida amistosa de futebol para cegos, entre atletas da Urece, com uma equipe vestida com a camisa do Tottenham Hotspur.
“O Brasil é o quinto maior país do mundo e uma das economias que mais cresce globalmente. Além de possuir laços históricos com o Reino Unido, os interesses em comum como sedes das Olimpíadas e Paraolimpíadas aumentam os elementos de conexão entre os dois países. Eu espero ansiosamente por essa visita e também busco explorar oportunidades que possam aprofundar nossa parceria cultural e esportiva”, disse Jeremy Hunt, ministro da educação britânico.
Convidada pela Premier League e pela Câmara Britânica, a Tottenham Hotspur Foundation estará no Brasil entre 20 e 23 de junho para desenvolver dois projetos no Rio de Janeiro, sendo um deles com a Urece Esporte e Cultura. A parceria entre os dois clubes prevê o compartilhamento das melhores experiências para maximizar oportunidades ao jogador de futebol cego e para fomentar o esporte nos dois continentes. Numa segunda etapa, a Urece visitará Londres, onde, além de reunir-se com outros clubes de futebol britânicos, também dará workshops para o aperfeiçoamento de profissionais locais em técnicas de treinamento para o futebol de cegos. A equipe inglesa, inclusive, recentemente iniciou as atividades do seu próprio time de futebol para cegos.
O maior responsável pela parceria foi o professor da Urece e diretor de projetos Gabriel Mayr. Seu trabalho junto a instituições inglesas que trabalham com pessoas com deficiência visual e, sobretudo, com a seleção inglesa de futebol para cegos abriu as portas para esta parceria. “Claro que é uma excelente notícia, a Urece está sendo reconhecida pelo seu trabalho e pela excelência e qualidade do que desenvolvemos. Mas eu considero também isso como um começo, já que muitas outras portas se abrirão para nós”, ele celebra.
Quem é a Urece?
A Urece Esporte e Cultura é uma associação sem fins lucrativos que vem se notabilizando pelo desenvolvimento de iniciativas pioneiras, que promovem o paradesporto e a pessoa com deficiência. Assim, através de uma gestão pioneira e de projetos inovadores, buscamos iniciativas que promovam a pessoa com deficiência, bem como as atividades por ela praticada. Entre os principais projetos estão o Esquiando no Escuro, que fez de Marcos Lima o primeiro cego brasileiro a esquiar, a criação da primeira equipe de futebol para mulheres cegas do continente tema de reportagem exibida pelo Jornal Nacional, entre outros.
Fonte: Urece
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários