Pratyko, o carro desenvolvido para cadeirantes do projeto Mão na Roda
Uma das maiores dificuldades dos deficientes físicos, o transporte, está com os dias contados. Um grupo de quatro amigos desenvolveu o primeiro protótipo de um veículo nacional produzido especialmente para cadeirantes. O nome: Pratyko. A ideia foi concebida em 2005, quando o técnico em eletrônica, Gilberto Mesquita, perguntou ao amigo Márcio Henrique David, que é cadeirante, qual era sua maior dificuldade. Cinco anos depois nasceu o veículo que vai revolucionar a vida dos dependentes de cadeira de rodas.
O projeto só avançou quando Gilberto e Márcio receberam o apoio de amigos também técnicos em eletrônica, e de Sérgio Murilo Schutz. Juntos inscreveram o projeto do veículo na Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) em 2009 e conseguiram recursos de R$ 50 mil para desenvolver o protótipo.
Em setembro do ano passado foi liberado o dinheiro e o grupo assumiu seu maior desafio, construir o Pratyko até dezembro. Em quatro meses nasceu o veículo que chama a atenção de empreendedores de várias regiões do país. Nesta segunda-feira (28), mais um empresário com ligações em São Paulo e Manaus foi a Correia Pinto conhecer o Pratyko.
Ele foi desenvolvido baseado única e exclusivamente nas necessidades de cadeirantes. O protótipo até já saiu às ruas e faltam apenas parcerias para viabilizar sua produção em série e a comercialização. “Tudo nesse automóvel foi pensado para dar qualidade de vida ao cadeirante. Ele foi construído do zero e suas peças são de produção, isso quer dizer, são peças encontradas no mercado. Desenvolvemos um projeto baseado em peças de pelo menos cinco veículos”, revelou Márcio David.
A proposta permitirá baratear o preço do veículo e sua futura manutenção. O motor do Pratyko é de motocicleta 250 cilindradas, tem injeção eletrônica, cinto de segurança, trava para cadeira de rodas, vidros elétricos, sensores de distância traseiro e dianteiro, GPS, plataforma com elevador para facilitar a entrada do usuário no veículo e, dentre outras funções, capacidade para uma pessoa. Praticamente tudo é elétrico e sua velocidade máxima é 50 quilômetros por hora.
“Quando entrar em linha de produção este veículo terá motor de 600 cilindradas e deverá atingir velocidade de até 90 quilômetros por hora. A proposta é facilitar a mobilidade do cadeirante nos centros urbanos”, salienta Murilo Schutz. O Prátiko deve ter seus primeiros protótipos de teste prontos em até um ano.
Modelo já chama atenção de empresários na região
O Pratyko possui apenas dois metros e sessenta centímetros de comprimento. Sua largura é um metro e sessenta e sua estrutura deverá ser toda de fibra. O protótipo foi construído de lata, mas os idealizadores querem fazer dele um veículo mais leve e resistente. Sua estrutura será em aço para garantir mais segurança ao usuário.
O sistema de aceleração e os freios são manuais e a injeção do veículo é eletrônica. “Sabemos que algumas coisas precisam ser aperfeiçoadas e estamos caminhando nessa direção, porque o Pratyko veio para ficar e será o primeiro automóvel com DNA da Serra Catarinense”, afirmou Gilberto Mesquita.
O modelo final do veículo deve estar pronto em dois anos. Mas isso depende de futuras parcerias, pois o projeto ainda passará por avaliações do Inmetro e enfrentará a burocracia da documentação. A sociedade do Pratyko é dividida em partes iguais entre os quatro amigos.
“Temos a plena consciência de que cada um foi importante nesse processo e no futuro queremos ver o Pratyko nas ruas, servindo a muitos cadeirantes”, disse João Frank Gil. Ao menos três potenciais empresários já procuraram os donos do Pratiko e as parcerias devem se consolidar em breve.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jlCY2W3006I]
Fonte: Correio Lageano
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
17 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Maravilhoso, espero que os parceiros apareçam e leve a frente esta iniciativa, simplesmente maravilhosaaa…
Parabéns…
Alguns parceiros já apareceram, porém é preciso mais empresas e pessoas para apoiar.
Achei bastante interessante a abordagem. Ele estava inclusive na Reatech na semana passada. Parabéns por mais esse artigo.
Sim, com a ajuda de vários amigos em comum, conseguimos trazer eles para mostrar o trabalho na Reatech. É semelhante a um carro Smart adaptado
Grande avanço que merece ajustes técnicos. Na ABNT podemos avaliar os requisitos necessários. Tem futuro e mercado para tanto. Parabéns pela iniciativa.
Eles estão com novas idéias para aprimorar o projeto, com motor mais potente e outros ajustes. Deve ter mais novidades em breve!
Boa noite, espetacular o veiculo, espero de coração que esse sonho se torne realidade!
PARABÉNS!
Realidade ela já é, agora é preciso de condições para que ele esteja ao alcance dos consumidores
Muito bom so falta um lugarzinho pra carregar pelo menos uma pessoa, se eu tivesse condições ja comprava um desse pra eu sair pra trabalhar, seu alguém puder me ajudar serei grato, meu whatsap para quem quiser falar comigo e me ajudar,62 9 94108364.
Tem razão, até moto tem garupa. Mas não é difícil fazer isso, é que a proposta foi fazer algo o mais compacto possível, por isso deixaram lugar só para o cadeirante.
Parabens!!! Fiquei extremamente Feliz e Orgulhosa de vcs! Tomara que como eu, possamos todos portadores de necessidades especiais, sermos beneficiados, princjpalmente porque nunca dirigi, sempre tive receio, e com esta inovação senti uma forte vontade em ter um, rsrsrs!!! Por favor assim que estiver no mercado lembrem se de mim, outra coisa, trabalho com vendas e representações, se precisarem de alguém para divulgação e contatos contem comigo, poderemos fazer uma parceria de trabalho, tem o meu email acima e retornando me manteremos contato, muitas felicidades, parabens mais uma vez por sua iniciativa, em sair do ostracismo, com coragem, confiança e capacidade em prol de um bem comum!!!
Ajude a divulgar esta matéria para que o projeto tenha uma visibilidade maior, e dessa maneira conseguir mais recursos para colocá-lo no mercado
Meu email: [email protected], moro no interior de SP, sou do ABCD PAULISTA< posso representa los!
Maravilha!!! Vou torcer e resar muito para que em um futuro breve todos os cadeirantes possam ter um carrinho desse…No que depender do meu pensamento positivo tudo vai dar certo. Parabens
Muitas conquistas estão acontecendo, isso é resultado da união das pessoas com deficiência e seus simpatizantes
Adorei,espero que não demore!!!!
O tempo da evolução desse projeto, não depende da vontade das pessoas que estão envolvidas nele, mas sim do apoio de empresas e da própria sociedade. Então, tomara que mais apoios apareçam!