
Elevador ajuda a superar ladeira na Noruega. Criado para ciclistas, mas o uso é livre.
Durante os 20 anos em que esteve em operação, o elevador ajudou mais de 200 mil ciclistas. Um detalhe interessante é que não apenas quem estava de bicicleta, mas também pessoas com patinetes e mães com carrinhos de bebê. Nenhum acidente foi registrado em toda sua história.
Em 2012, o maquinário foi trocado por um sistema mais moderno e eficiente, batizado de CycloCable. Com velocidade de até 1,5 metro por segundo, o elevador consegue levar 300 ciclistas por hora, sendo que o equipamento suporta até cinco pessoas ao mesmo tempo em diferentes bases. O uso é gratuito.
A empresa responsável pelo novo CycleCable/Trampe quer levar o elevador para outras cidades do mundo.
Como funciona

Para usar o elevador, basta posicionar a bicicleta a 10 cm de distância ao lado do trilho. Deve-se permanecer montado, com o pé esquerdo no pedal e o direito na base do CycleCable/Trampe. O peso do corpo deve estar sobre o pé direito, ou seja, o que está sobre a plataforma do elevador. O ciclista recebe uma leve pressão de arranque quando o equipamento começa a funcionar. Durante a subida, deve-se permanecer de pé na bicicleta e as duas mãos no guidão.
Para se sentir seguro e confortável, o ciclista deve inclinar o peso do seu corpo sobre o pé direito e manter a perna esticada para trás. Se há dificuldades, basta tirar o pé da plataforma e recomeçar.
Ao chegar à estação de saída, o ciclista precisa apenas retirar suavemente o pé da plataforma e continuar em movimento pedalando. Veja abaixo Jarle Wanvik, criador do CycleCable/Trampe, explicando como o elevador funciona.
Subida para todos

O sistema funciona com você apoiando a perna esticada numa espécie de pedal que vai te empurrando ladeira acima. É claro que o sistema precisa ser melhor estudado, principalmente por questões de segurança, mas pensei em algo como, conectar um cabo ente o pedal e a cadeira de rodas, para que ele puxasse até o final do percurso.
Isso me faz lembrar lugares como Morro de São Paulo, conhecida pela sua beleza mas também pelas íngremes ladeiras. A subida é tão forte que existem serviço de carregadores de malas com aqueles rústicos carrinhos de obras. E acreditem, que até idosos são carregados nesses carrinhos, pela falta de infraestrutura para a acessibilidade no local.
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