Campanha Web para Todos. Na luta para derrubar as barreiras digitais.

por | 14 nov, 2019 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Com uma abordagem bem-humorada, a peça denuncia um problema: tarefas aparentemente simples no mundo virtual são inatingíveis para algumas pessoas.

O uso de apps de relacionamento é uma delas. “Se você acha que encontro às cegas é estranho, é porque não sabe o que eu passo com esses apps”, diz o protagonista, que tem deficiência visual, sugerindo que os perfis ganhem áudio.

Explica-se: é impossível saber como é a pessoa que passa pela tela. O jeito é dar likes em todos os perfis.

Os apps de relacionamento são apenas alguns entre muitos aplicativos e sites pouco ou nada acessíveis. Bancos, meios de pagamento, jogos e lojas virtuais também fazem parte desse rol.

Não só cego

Entre os excluídos não estão apenas as pessoas com deficiência visual. Há públicos como idosos e analfabetos funcionais que também encontram barreiras no mundo virtual.

A campanha foi criada pela agência Publicis para o Movimento Web para Todos (MWPT), que tem o propósito de mobilizar, educar e transformar a sociedade para a construção de uma web acessível.

A ideia é lançar luz sobre o problema. E incentivar que todos busquem soluções para melhorar a acessibilidade no mundo virtual.

O MWPT, que reúne diversas organizações, mantém uma plataforma online com o compartilhamento de experiências. Há ainda a troca de conhecimento técnico e a oferta de ferramentas e serviços que auxiliam na construção de sites e apps acessíveis.

“Muitos não sabem que há diversas barreiras de acesso em sites e aplicativos, e que elas são fáceis de serem eliminadas. Com essa campanha, esperamos chamar a atenção da sociedade para o problema e contar com o engajamento de todos para corrigi-lo o mais rápido possível. E, assim, tornar a web brasileira num ambiente realmente justo e inclusivo”, afirma Simone Freire, idealizadora do WPT.

Para Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis, abraçar a causa do Movimento é muito natural. “O Brasil tem 45 milhões de pessoas, ou um quarto da população, com alguma deficiência que dificulta o seu acesso à internet. Como empresa de comunicação, que leva mensagens e iniciativas das marcas a todo o povo brasileiro, nós precisávamos contribuir para mudar esse cenário”, comenta. “Nós enxergamos a inclusão e a inovação como os únicos caminhos possíveis para a indústria da comunicação, e o Web para Todos une esses dois lados”, acrescenta Domênico Massareto, CCO da agência.

Fonte: Catraca Livre

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });