Atraso, Cancelamento e Preterição de Embarque das companhias aéreas
Eu (Ricardo Shimosakai) já peguei inúmeros atrasos, e por menos que seja, é difícil o embarque acontecer na hora prevista. Também já passei por cancelamentos e preterições. A preterição, só dá para lamentar, pois há uma razão justa por trás disso. Mas o cancelamento, geralmente é resultado de uma administração ruim da companhia aérea.
Prevendo esses problemas, sempre vou preparado para o aeroporto. Levo todas as coisas mais importantes na minha bagagem de mão, principalmente itens como remédios, kit de cateterismo e outros que eu não posso ficar sem.
Carrego sempre a fonte para recarregar meu celular, e até uma extensão de tomada com várias saídas, para poder dividir os pontos de eletricidade que fica concorrida, principalmente quando ocorre os problemas citados. Assim como filas preferenciais, a companhia aérea precisa dar prioridade no atendimento para a pessoa com deficiência, caso tenha que fazer a mudança de aeronave, acomodar em um hotel, e todos os procedimentos utilizados nessas situações.
Quando houver algum problema para o embarque, não deixe de falar com um funcionário, pois como o atendimento para o PNAE precisa ser diferenciado, e assim pode haver soluções melhores. PNAE (Passageiro com Necessidade de Assistência Especial) é o termo utilizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para denominar passageiros com deficiência, mobilidade reduzida ou com alguma necessidade específica.
Para atraso, cancelamento de voo e preterição de embarque, a assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:
A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).
A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.
O passageiro pode solicitar reembolso quando ocorrer:
- a) Atraso do voo por mais de quatro horas;
b) Cancelamento ou interrupção do voo;
c) Preterição do passageiro (embarque negado); e/ou
d) Desistência da viagem pelo passageiro.
Entenda o que é preterição de embarque
A preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc) ocorre na situação em que o passageiro teve o seu embarque negado, mesmo tendo cumprido todos os requisitos para o embarque. Logo que a empresa constatar que há possibilidade de preterição, deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc).
Caso você aceite essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando que foi aceita a proposta. Caso você não aceite a compensação, e seja preterido, caberá à empresa aérea oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além da assistência material.
Dicas importantes!
A assistência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível. A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato. Os direitos a assistência material, reacomodação e reembolso são devidos mesmo nos casos em que o atraso, cancelamento ou preterição tenha sido causado por condições meteorológicas adversas.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
1 Comentário
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Muito bem explicado ????????????????????????????????????