Curitiba é referência brasileira em acessibilidade. Foi minha primeira viagem sozinho.
Curitiba foi o destino que eu (Ricardo Shimosakai) escolhi para fazer minha primeira viagem independente, depois da lesão que me deixou cadeirante. Na verdade eu aproveitei uma viagem que fiz junto com os colegas de meu clube para disputar um campeonato de tênis de mesa adaptado. Fomos de van, e voltaríamos de van.
Mas eu me planejei para ficar mais alguns dias depois do término do campeonato e fazer passeios. Fiquei hospedado na casa de uma amiga, que também era cadeirante, e por isso tinha a casa adaptada. Escolhi Curitiba principalmente pelo sistema de transporte público acessível. Pesquisei a infraestrutura da cidade, os atrativos turísticos e fiz tudo sozinho. O retorno para casa, fiz de ônibus.
Foi uma experiência incrível, que serviu principalmente para me dar confiança. Na época, Curitiba era considerada a cidade mais acessível do Brasil. Na minha opinião, ela já não ostenta mais essa posição, mas ainda é uma referência. Visitei os principais pontos turísticos, utilizando a linha de ônibus turística conhecida como Linha Turismo.
Desde 2008 a cidade organiza o Rally da Inclusão, que reúne pessoas com diferentes tipos de deficiência. Eles participam como co-pilotos da competição com jipes e percorrem trilhas de Curitiba e Região Metropolitana.
Também foi criada uma trilha com acesso a deficientes na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Airumã, em Curitiba (PR). A RPPN tem a supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A foto da matéria mostra eu no Jardim Botânico, um dos mais famosos cartões postais do turismo de Curitiba, e acessível! Veja mais informações sobre hotéis, transporte e pontos turísticos na matéria A acessibilidade para os turistas na cidade de Curitiba
Se você ainda não tem experiência em viajar, faça como eu e procure um destino que tenha bastante facilidades e que você sinta segurança. Há diversas cidades no Brasil e exterior que podem atender às suas necessidades. Se ainda acha que não está preparado para viajar sozinho, viaje com a Turismo Adaptado, pois também fazemos serviços de agenciamento de viagens. Você também pode fazer uma consultoria de viagem, onde você faz sua viagem sozinho, mas com nossas orientações.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários