Certos comportamentos atrapalham a acessibilidade
Uma nova atração, o mirante que fica no último andar, estava atraindo um público grande, que utilizava o elevador. Então todos os elevadores que chegavam, vinham cheios, ou às vezes nem tão cheios, mas sem espaço suficiente para acomodar uma cadeira de rodas, pois o espaço dele é pequeno. Cabe aproximadamente, além da cadeira de rodas, mais 5 pessoas, muito apertado.
Quando a porta do elevador abria, nenhuma pessoa me cedia espaço. O elevador era a única alternativa que eu tinha, pois além disso só havia escadas. Então o problema era de comportamento, e não exatamente da acessibilidade estrutural.
É desagradável pedir para que alguém saia para que eu possa entrar com minha cadeira de rodas, então a solução é pedir para que o funcionário bloqueie um elevador e ele possa vir com espaço até o meu andar. Mas e se não tivesse um funcionário no andar? Teria que pedir para alguém chamar.
O elevador poderia ser mais inteligente, e quando a tecla de acessibilidade for acionada, ele mesmo automaticamente bloquearia e viria até meu andar. Evitaria assim que ele parasse em outros andares antes de chegar até a mim, o que poderia lotar o elevador. O sistema pode calcular o peso do elevador, para saber se já existe muitas pessoas no interior, pois se já tiver bastante gente, não adianta bloquear um elevador já lotado para me buscar.
Isso só poderia ter problemas se, novamente não houvesse um bom comportamento das pessoas, que sabendo dessa facilidade, se aproveitariam para chamar o elevador pela tecla de acessibilidade, mesmo sem ter uma real deficiência, além da falta de cidadania.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários