Super Mario Deficiente. Herói dos games supera fases como cadeirante.
Super Mario Bros é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi um dos mais vendidos de toda a história dos videogames.
E um vídeo do Super Mario Deficiente viralizou na internet. O clipe, que ganhou mais de 150 mil visualizações no YouTube e Facebook em questão de dias, mostra o personagem fictício da Nintendo em uma cadeira de rodas enquanto ele tenta navegar por esgotos verdes, sem sucesso, é claro. Somente quando as rampas são adicionadas, Mario pode avançar.
A equipe por trás do clipe é um grupo de amigos que se chamam Tachles, composto por um astro do rock, Liron Atia, publicitário Roi Meyshar, e o comediante e ativista social Gadi Wilcherski. Tachles diz que escolheu destacar questões de acessibilidade porque está “perto de seus corações”. Um acidente de esqui resultou em Atia, a paralisia dos seus membros inferiores.
“Not So Super Mario” foi produzido em inglês para chamar a atenção do mundo para a necessidade de uma melhor acessibilidade, independentemente de onde se mora. Depois que Mario termina um nível, a seguinte declaração aparece na tela: “Não é mais os anos 80. Permita o acesso para todos.”
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários