Crossminton um esporte para todos, em qualquer lugar a qualquer hora.
Ricardo Shimosakai é o primeiro cadeirante no mundo a praticar o esporte e Marcio Dellafina a primeira pessoa com nanismo. Ainda não existem regras específicas para adaptar o esporte à pessoas com deficiência. Mas o grupo Crossminton São Paulo tem pensado e feito testes para o jogo e com os equipamentos. Isso é necessário para que haja equilíbrio no jogo, colocando os jogadores com deficiência em igualdade de condições através da avaliação funcional, da mesma forma como é feito todos os esportes adaptados.
Hoje, o Crossminton é jogado em todo o mundo. Não há rede intermediária e nenhum playground prescrito, de modo que pode ser executado em quadras de tênis, ruas, praias, campos ou ginásios. A quadra consiste em dois quadrados de 5,50 m de comprimento. Eles são fixados em frente um do outro a uma distância de 12,8 m (42 pés).
Atualmente, existem torneios em todo o mundo que são organizados em um número crescente de clubes. Em 25 de agosto de 2011, a International Crossminton Organization (ICO) foi fundada sob o nome International Speed Badminton Organization (ISBO) em Berlim. Em 2018, a OIC já tem 26 membros – federações nacionais da Europa, América, Ásia e África.
A peteca especial e a idéia do jogo foram inventadas em 2001 em Berlim por Bill Brandes. O inventor primeiro nomeou seu novo esporte “shuttleball”, mas logo o jogo foi renomeado “speed badminton”. A partir de janeiro de 2016, o nome foi alterado novamente para crossminton.
Originalmente, a idéia do inventor era criar uma variante externa de badminton, então ele mudou a bola para ser menor e mais pesada (hoje chamado speeder). A analogia do badminton agora existe apenas de uma maneira técnica: não há rede e o andamento do jogo é mais rápido. Em 2003, já havia 6 mil jogadores ativos na Alemanha. O esporte está crescendo constantemente e há inúmeros torneios internacionais em toda a Europa.
Regras
Equipamento
O campo consiste em dois quadrados medindo 5,5 metros (18 pés) de cada lado. A distância entre os quadrados é de 12,8 metros (42 pés). Crossminton pode ser jogado na metade de uma quadra de tênis, que pode ser facilmente modificada com linhas elásticas. Speeders de partida são usados para jogos normais. Crianças e adolescentes (U12) jogam com speeders divertidos em quadras menores (4×4 m) em uma distância menor (9 m).
O objetivo do jogo é alcançar o quadrado do jogador oposto com o speeder. Se o speeder ficar fora do quadrado oposto, o outro lado ganha um ponto. Ambos os jogadores podem sair, ou em qualquer lugar dentro do quadrado durante o jogo.
O jogo termina quando um jogador tem pelo menos 16 pontos e tem pelo menos 2 pontos de vantagem sobre o seu oponente. Toda vez que um set termina, os jogadores trocam de lado.
Serviço
O direito de sacar primeiro é sorteado jogando uma moeda ou um speeder. Cada jogador tem três saques. Cada disputa pontua. Com um placar de 15:15, o saque muda após cada ponto. O saque deve ser feito fora da zona designada, que fica a 3 m atrás da linha ofensiva da frente. Esta linha não deve ser cruzada e o saque é jogado de baixo para cima. O primeiro saque do próximo set é feito pelo perdedor do set anterior.
Pontos
Cada ponto disputado ganha se não houver necessidade de repeti-lo. Pontos podem ser ganhos se:
- o saque não está correto
- o speeder toca o assoalho ou o telhado da quadra
- o speeder cai na quadra oposta e não pode ser devolvido
- o speeder cai fora da quadra (as linhas contam como estando dentro da quadra)
- o speeder é tocado duas vezes imediatamente após o outro
- o speeder toca o corpo
- se um jogador devolver um speeder de fora da quadra, é considerado que ainda está em jogo.
Mudança de extremidades
Após cada set, há uma troca de extremidades para garantir oportunidades iguais em condições de vento e iluminação. Se um quinto jogo (tiebreak) for necessário, os jogadores mudam de lado a cada 6 pontos.
Variantes
Pares: O jogo de duplas é jogado em uma única quadra. Na divisão dupla, ambos os jogadores estão no mesmo campo. A moeda ou speeder decide o lado que serve primeiro. O jogador em serviço está na linha de fundo e seu parceiro está na frente. Os saques rodam entre os quatro jogadores. O primeiro saque no set seguinte vai para o perdedor do anterior.
Iluminação preta: O Crossminton pode ser jogado à noite com equipamento fluorescente e luz negra. Crossminton pode ser jogado fora e dentro, o tribunal pode ser pintado ou indexado. Existe ainda a possibilidade de usar um tribunal portátil. Crossminton jogado no escuro é chamado de Blackminton. Com luzes pretas, tintas fluorescentes, raquetes e speeders especiais (speeders noturnos) com bastões luminosos (speedlights), é possível jogar mesmo à noite.
Veja a seguir um vídeo promocional da marca Speedminton que mostra de uma maneira divertida, mostrando jogos no terraço de prédios, dentro d uma piscina abandonada, neve, areia, campo e até à noite. Com essa idéia, o título do vídeo ficou “Qualquer lugar, qualquer hora”
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários