Leitura de Olhos Fechados – a imagem traduzida em palavras

por | 11 mar, 2011 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Ansiedade, entusiasmo e inovação. Esses foram os elementos principais encontrados na solenidade de lançamento do projeto “Leitura de Olhos Fechados: a imagem traduzida em palavras”, realizada na tarde do dia 21 de dezembro de 2011, na Casa da 3ª Idade, em Vitória da Conquista. Na ocasião, foi exibido o filme em audiodescrição “Boleiros, era uma vez o futebol”, de Ugo Giorgetti, que encantou o público ali presente.

O prefeito, Guilherme Menezes, compareceu à solenidade e parabenizou os maiores beneficiários do projeto, pessoas com pouca ou nenhuma visão, por mais essa conquista. Ele destacou que “projetos como esse só são possíveis graças a parcerias, como a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e de investidores como o Banco do Nordeste, que vem cumprindo seu papel social, o de desenvolvimento”.

O secretário de Cultura e Turismo, Gildelson Felício, que também esteve presente à solenidade, ressaltou a importância do projeto, o de promover mais cultura e informação aos deficientes visuais. Segundo o secretário, “o projeto Leitura de Olhos Fechados surge para dar mais acessibilidade aos deficientes visuais e para fomentar as discussões sobre o assunto, de maneira que todos participem ativamente da construção de mundo mais justo e igualitário”.

A idealizadora e coordenadora executiva do projeto, Mônica Lacerda, aproveitou o momento para dar uma breve explicação sobre o mesmo, que é pioneiro na Bahia. “Permitir que deficientes visuais tenham mais acesso à cultura e à informação, por meio da audiordescrição, é a proposta deste projeto”, afirma a coordenadora. E conclui: “A audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como por exemplo, informações sobre figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela”.

O público presente no lançamento do projeto aprovou o recurso da audiodescrição e se entusiasmou com a proposta do “Leitura de Olhos Fechados”. “Gostei demais do projeto e do filme escolhido, pois consegui entender perfeitamente o que se passava no filme sem ter que ficar perguntando a alguém”, disse Mariah Farias, que nasceu com baixa visão, e há dois anos a perdeu totalmente. Já Claudemir da Costa, 25 anos, perdeu a visão aos 18, ou seja, há sete ele convive com essa limitação, ressalta: “um filme comum é muito vago para os deficientes visuais, a audiodescrição nos faz entender tudo, interagir, é muito bom”.

Patrocinado pelo Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste, Governo Federal e BNDES, este é um projeto pioneiro na Bahia e um dos poucos existentes no país. Devido à sua importância, o projeto é realizado pela prefeitura da cidade e tem a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) como parceira. A execução do projeto vai até abril de 2011, com novas exibições de filmes, aquisição de audiobooks e promoção de um seminário com oficinas para formação de audiodescritores.

O projeto Leitura de Olhos Fechados, ganha agora formato itinerante. O projeto vai exibir filmes em audiodescrição em muitos lugares, como a Associação Conqusitense de Integração de Dificiente (Acide); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Escola Modelo e Seviço Social do Comércio (Sesc).

Conheça o projeto, divulgue-o e promova a acessibilidade aos deficientes visuais. Informações, pelo telefone (77) 3421-9165.

Fonte: Blog do Paulo Nunes

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });