Melhores momentos na Paralimpíada de Pequim 2008
Daniel Dias conquistou 9 medalhas na natação na classe S5, sendo 4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. André Brasil que compete na classe S10 também brilhou nas piscinas, com 4 de ouro e 1 de prata. As mulheres também deixaram sua marca com Fabiana Sugimori nos 50m livre S11, Edênia Garcia nos 50m livre S4 e Verônica Almeida nos 50m borboleta S7, somando 3 bronzes para o Brasil.
No atletismo, Lucas Prado da classe T11 para deficientes visuais, conquistou ouro nos 100m, 200m e 400m. Terezinha Guilhermina compete na classe T11, e foi medalhista com ouro nos 200m, prata nos 100m e bronze nos 400m. Pratas também são valiosas e foram conquistadas no revezamento 4x100m da classe T42-46, no lançamento de dardo por Shirlene Coelho e na maratona da classe T46 por Tito Sena. A modalidade também ajudou a aumentar o quadro de medalhas com 5 bronzes, dois com Odair Santos nos 5.000m da classe T13 e 10.000m da T12, Ádria Santos nos 100m e Jerusa Santos nos 200m, ambas da classe T11 e Yohansson Nascimento nos 100m da classe T46.
Antônio Tenório, judoca cego na categoria até 100kg se tornou tetracampeão paraolímpico na modalidade, conquistando a quarta medalha seguida na competição. As mulheres cada vez mais vitoriosas, trouxeram quatro medalhas. Duas pratas com Karla Cardoso na categoria até 48kg e Deanne Silva na categoria acima de 70kg. Dois bronzes com Michelle Ferreira (até 52kg)e Daniele Silva (até 57kg)
A Bocha também fez história com Dirceu Pinto e Eliseu Santos. Na disputa individual, Dirceu conquistou o ouro, e derrotou Eliseu na semifinal, que acabou ficando com o bronze. Depois os dois juntos ganharam o inédito ouro para o Brasil na modalidade.
O futebol, a paixão brasileira, também foi muito bem representado com a seleção do futebol de 5, para deficientes visuais, e na final contra a China, faltando um minuto para o final da partida, marcou o gol que deu a vitória, e o bicampeonato paraolímpico.
O tênis de mesa levou uma prata, mas com sabor de ouro. Afinal foi a primeira medalha da modalidade nos jogos paraolímpicos, que foi conquistada no jogo de dupla com Luiz Algacir e Welder Knaf na classe 3.
Menos popular no Brasil mas com grande potencial, o Hipismo faturou dois bronzes com o cavalo Luthenay de Vernay e o cavaleiro Marcos Alves no estilo livre com música e adestramento individual. Elton Santana e Josiane Lima também levaram juntos o bronze na prova do skiff duplo misto, classe TA.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários