Windincap ajuda cidadãos com deficiência a descobrirem os encantos do mar em catamaran adaptado
Sete instituições do Algarve que integram o Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA) vão participar no Windincap, projeto europeu de acessibilidade desenvolvido através da prática da vela adaptada em Vilamoura, no âmbito de uma parceria entre o Governo Civil de Faro e a Association Ilehandi.
No âmbito do projeto serão realizados passeios diários na costa, junto a Vilamoura, a bordo de um catamaran adaptado a pessoas com deficiência, incluindo, entre outras acessibilidades, o transporte de passageiros em cadeira de rodas.
Criar as condições necessárias para a plena participação na vida social das pessoas com deficiência, constitui um dos principais objetivo do Windincap, que ao longo do ano irá percorrer diversos países da Europa, tornando o mar acessível a todos os cidadãos. Em Portugal o catamaran já fez escala na Nazaré, seguindo agora para Vilamoura onde permanecerá até à próxima sexta-feira.
“Estas iniciativas têm sempre um efeito benéfico na sociedade. Naturalmente com um maior impacto junto das pessoas a que se destinam, pois permite-lhes diversificar as suas opções de participação ativa na sociedade, mas revestem-se também de grande importância para todos os cidadãos, ao contribuírem para o despertar de consciências sobre esta problemática da deficiência”, reconhece a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.
A bordo do catamaran, as equipas constituídas por sete utentes e um técnico de cada uma das instituições algarvias, irá ser acompanhado e apoiado por uma tripulação especializada e apta a trabalhar na área da deficiência, a qual irá desenvolver diversas atividades de animação durante os passeios pela costa.
O projeto, que pretende criar e animar a nova rede europeia para o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade para o lazer náutico, envolve mais de 1000 crianças e adultos com deficiência, que participarão até 2011 numa aventura única em toda a Europa.
No Algarve o Governo Civil de Faro é o principal parceiro do Windincap, cumprindo assim os objetivos do PRDA, projeto selecionado pela Rede de Conhecimento Comum (RCC), criada pela Agência para a Modernização Administrativa, que consiste numa plataforma de articulação e congregação de esforços na partilha de conhecimento baseada na adesão livre por parte dos organismos públicos, centrais e locais, das entidades privadas e dos cidadãos em geral.
Durante a escala do catamaran no Algarve, são realizados dois passeios diários, com partida da marina de Vilamoura (junto ao Hotel Tivoli), respectivamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mwuT4NQyaAQ]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários