Introdução a uma viagem de inclusão
Este manual faz parte da coleção de 4 volumes do Ministério do Turismo sobre Turismo Acessível. O Volume I apresenta os conceitos e marcos legais em turismo e acessibilidade e orienta os gestores públicos e privados para os procedimentos necessários ao bom desenvolvimento do turismo acessível nos destinos.
O turismo é uma das atividades econômicas que tem tido as maiores taxas mundiais de crescimento anual há várias décadas. Isto fez ampliar mercados antes inexplorados e atingir amplas camadas da população, devido às diferentes facilidades de acessos e meios de transportes, aumento da renda e ações promocionais.
Porém, o crescimento das viagens de turismo ainda não permitiu que todos os segmentos da população fossem beneficiados para desfrutar do turismo de lazer. Pessoas com deficiência de diferentes tipologias e pessoas com mobilidade reduzida, tais como idosos e obesos, também poderiam ser incluídos nas estatísticas de exclusão social do turismo, pois encontram dificuldades para se adaptarem às instalações e equipamentos nas edificações turísticas e espaços de lazer, ao mesmo tempo em que encontram prestadores de serviços sem qualificações específicas para um atendimento diferenciado.
Mesmo com essas dificuldades, e talvez por consequência delas, a acessibilidade no turismo vem se tornando prioridade do Governo Federal. Com a assinatura do Decreto Federal nº. 5296/2004, pessoas com deficiência, e com mobilidade reduzida passam a ter o direito de fazer turismo como mais um meio de integração social.
Promover eventos e ações de sensibilização para os diferentes atores do poder público e privado sobre o assunto, além de desenvolver projetos em parceria com diferentes segmentos, contribui para o avanço das políticas públicas voltadas para parcelas menos favorecidas da população brasileira.
O incentivo à acessibilidade no turismo promoverá a integração das pessoas com deficiência permanentes e também daquelas com mobilidade reduzida, ou seja, idosos, crianças, gestantes, obesos em diferentes graus, pessoas temporariamente imobilizadas devido a acidentes etc.
Para ler o material completo deste volume, faça o download clicando a seguir Turismo Acessível Volume I – Introdução a uma viagem de inclusão
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
6 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Quero este material para divulgar muuuuito! Parabéns pelo trabalho e esforço que, com certeza, já tem suas recompensas! Abraços,
Suely (Terapeuta Ocupacional e Revista Reação)
Nos próximos dias estarei colocando os outros volumes desta coleção. É só acompanhar…aliás, por qui terá novidades diariamente!
Ricardo, muuuuito obrigada pelos mateirais! Nos ajudará muito em nosso projeto de turismo acessivel aos cadeirantes, ficaremos ligadas nas suas atualizações….
Olá Silvia,
Estes são somente uma pequena parte no universo do turismo acessível. Não sei exatamente o objetivo de seu projeto, mas costumo fazer uma comparação com a gastronomia. Um pequeno livro de receitas, não consegue ensinar você a cozinhar. Não quero desanimar você, mas sim estimular a buscar o conhecimento sempre
É Ricardo, nossas pesquisas inicaram-se no começo do ano, ja entramos em contato com você através do Orkut “Turismo Acessível” e estamos sempre ligadas em suas atualizações. Percebemos em nossos estudos que o universo do turismo acessivel é complexo e cheio de detalhes, mas isso nos impulsiona…. queremos aprender muuito e sabemos que será uma aprendizado constante. Agradecemos muito as informações e estamos certas que nosso projeto de conclusão de curso abrirá esse universo a outras pessoas, buscando promover o Turismo Acessivel a Todos e contribuindo para que esta busca seja possível……
Em breve devo postar por aqui também, como adquirir o livro digital “Acessibilidade e Inclusão no Turismo”. Ainda pretendo elaborar um livro impresso, contando sobre minha trajetória no turismo pelo lado pessoal e profissional, além de conceitos e técnicas relacionadas a acessibilidade e inclusão, np lazer e turismo num panorama nacional e internacional.