Motorhome acessível. A casa sobre rodas adaptada para usuários de cadeira de rodas
Casa sobre rodas seria um ótimo termo para definir um motor home. Nada mais são do que trailers montados sobre o chassi de um ônibus ou caminhão. Os do tipo “fundo de quintal”, são os que aproveitam o chassi e a carroceria de ônibus usados, fechando aberturas como as janelas e portas e abrindo novas. Os Motor-Homes fabricados em linha são mais bem projetados, aproveitados (espaços), e apenas usam o chassi, montando toda a infra-estrutura sem causar danos ou modificações do mesmo.
Independente do tamanho e luxo, um Motor-Home no mínimo deve possuir: Banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa para 4 pessoas que também se converte em cama de casal. Ele é sempre auto-suficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Possui também caixa de água servida das pias e Box que pode ser despejada diretamente ou com mangueira. Ele possui duas baterias uma para o carro e outra para o trailer, ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que ligado à uma tomada externa alimenta todos os dispositivos do motor home e carrega as baterias.
O sanitário pode ser de dois tipos: o ÁQUA-MAGIC, que é semelhante ao tradicional de casa, tem uma descarga própria alimentada bela mesma bomba antes mencionada e seus dejetos depositados na caixa de detritos, previamente tratada com uma solução (aqua ken). Esta caixa de detritos pode ser aberta da cabine do veículo nos lugares apropriados para o descarte final dos dejetos ou pode ser acoplada uma mangueira ligada também a um sistema de esgoto sanitário. O Motor Home possui também água quente a gás. O aquecedor pode ser do tipo boiler ou “de passagem” automático ou de chama piloto. O gás alimenta também o fogão e a geladeira, que no caso de trailers e motor homes possuem refrigeradores que funcionam com duas fontes de energia: eletricidade (110Vac/220Vac/12Vdc) e a gás.
Uma motorhome adaptada para pessoas com deficiência, possui uma plataforma e espaço interno para circulação de cadeira de rodas. São veículos engenhosos, que se adaptam conforme a conveniência de quem os usa. Em um momento viram sala de jantar, com cozinha e banheiro; no outro, a sala desaparece e surgem camas. É claro que dependendo do modelo e do preço, as facilidades vão aumentando. Pode-se ter televisões, vídeos, microondas, lava-louça, lava-roupa, secadora, ar condicionado, som entre outros acessórios.
Viajar com uma motorhome é uma experiência diferente, e nos países em que tem mais tradição com esse tipo de veículo ele pode ser alugado. Para achar uma motorhome acessível é um pouco mais difícil, mas é uma questão de se realizar uma boa pesquisa e com antecedência. Comprar uma motorhome não é simples. O novo Código de Trânsito, de 1998, alterou a categoria exigida para quem conduz trailers e motorhomes. Hoje, dirigir um trailer exige habilitação na categoria E, a mesma dos motoristas das enormes carretas. Conduzir um motor home, por sua vez, exige carteira de habilitação na categoria D, a mesma dos motoristas profissionais.
Como resultado, várias fábricas não suportaram a queda nas vendas e fecharam. Perdeu-se uma tradição de décadas e o campismo nacional definhou. O Brasil exportava trailers para toda América Latina, basta ver a quantidade de trailers mais antigos que são das extintas fábricas brasileiras, nos campings destes países. O Brasil é o único pais do mundo que exige a categoria de CNH máxima para rebocar um leve e pequeno trailer.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qsfntmAn5m4]
Fonte: MaCamp
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Olé gostei muinto gostaria de receber mais tipos de onibus e mini, obrigago.
Existem diferentes tipos de adaptação para os mais diversos tipos de veículos. Tenho insistido bastante na questão dos ônibus turísticos acessíveis, e tenho conseguido enxergar uma evolução nessa área. O transporte é um dos mais importantes elementos de uma viagem, então também precisa ser acessível