Telelibras Aventura – Ricardo Shimosakai estréia novo quadro do telejornal inclusivo da Vez da Voz

por | 24 dez, 2010 | Turismo Adaptado | 11 Comentários

A vez da voz produz o primeiro telejornal inclusivo da internet e da Televisão Brasileira: o Telelibras, que mostra a diversidade racial entre os jornalistas, tem intérpretes de LIBRAS ao lado do apresentador e ainda conta com a equipe de repórteres com deficiência. Após editado as filmagens, são incluídas também narração, legendas e audiodescrição. Todos informam o que acontece no Brasil e no mundo, é voltado para o público surdo, que pouco entende a Língua Portuguesa e se comunica em LIBRAS, uma língua que não é universal, e que tem uma estrutura gramatical própria.

Ricardo Shimosakai estréia o quadro Telelibras Aventura, colocando matérias voltadas à acessibilidade e inclusão no lazer e turismo. O primeiro programa deste quadro foi feito na cidade de Socorro, destino que faz parte do projeto de acessibilidade do Ministério do Turismo e também um local bastante conhecido por suas atividades de aventura. Foram entrevistados diferentes personalidades que lidam com o turismo no destino de Socorro.

O primeiro vídeo mostra Sebastião Ginghini, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) no Parque Monjolinho, e falando sobre a acessibilidade no local. No segundo vídeo gravado no mirante da cidade, Carlos Tavares da Secretaria de Turismo conta como a cidade de Socorro tem trabalhado a questão da acessibilidade no turismo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JOq00ylrw04]

Criada em 2004, a Vez da Voz é uma OSCIP que luta pela inclusão da pessoa com deficiência. No Brasil, 24 milhões de pessoas precisam de acessibilidade em diferentes áreas, inclusive na comunicação. Com representantes em São Paulo e Campinas, a Vez da Voz é formada por profissionais com e sem deficiência. São jornalistas, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, estudantes, artistas, intérpretes e assessores da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescritora, editor, cinegrafista e webdesigner, que criam formatos inclusivos na mídia.

As ações da Vez da Voz são variadas e focam a comunicação, a informação e o adequado atendimento às pessoas com deficiência. Além do Telelibras também são desenvolvida a elaboração de materiais educativos, oferecimento de palestras, cursos e treinamentos em empresas, além de apresentações artísticas. A Vez da Voz existe para dar voz apara quem não tem vez. Na internet, os vídeos são semanais e gratuitos para download.

Fonte: Vez da Voz

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

11 Comentários

  1. Blog da Audiodescrição

    Oi Ricardo,

    Parabéns a você e a Vez da Voz. Achei super legal essa parceria!

    Permita-me apenas observar um detalhe que estranhei na notícia: a expressão “diversidade racial” me parece imprópria quando em referência a pessoas com deficiência. Afinal, não nos consideramos uma outra raça, não é mesmo?

    • Ricardo Shimosakai

      A Vez da Voz está sendo uma grande parceira para realizar grandes planos. A expressão diversidade racial está inclusa na propria descrição que está no site deles. Mas isso é um pequeno detalhe diante do valor que eles representam

  2. Blog da Audiodescrição

    Olá Ricardo,

    Desculpe se meu comentário soou como uma crítica. Não foi esta minha intenção, pois valorizo e respeito muito seu trabalho e o da Vez da Voz. Por mais cuidado que eu tome em tudo que publico, sempre acaba passando alguma coisa, e costumo agradecer aos leitores quando me corrigem.

    Mas a expressão “diversidade racial” poderia ser substituída por “diversidade humana” sem prejuízo para a frase, e traduziria o conceito mais correto. concorda?

    • Ricardo Shimosakai

      Sim, concordo. Não tomei isso como algo ofensivo. Não deixa de ser uma crítica, porém dependendo da forma como é interpretada, pode ser algo muito construtivo. Seria bom colocar isso diretamente para a Vez da Voz, vou encaminhar essa mensagem a eles.

    • Ricardo Shimosakai

      Estou repassando a explicação de Cláudia Cotes, presidente da Vez da Voz. “O motivo do uso deste termo é que os jornalistas do Telelibras são de diferentes raças. O Jum é japonês, a Raquel é negra, a Roberta é loira e tem a pele bem clara… E além disso temos os repórteres com deficiência. Portanto, o Telelibras é um telejornal inclusivo que valoriza a diversidade nas diferentes raças e nas deficiências”

  3. André Luís

    Muito bom Ricardo! O quadro Telelibras Aventura, vem mostrar que todas as possibilidades de comunicação ainda não foram exploradas, mas é uma larga avenida a ser trilhada.
    É fim de ano, e desejo a você e a todos os seus leitores um 2011 de plenas vitórias! Abraços

    • Ricardo Shimosakai

      Considero a comunicação um ítem de grande importância. Podem existir grandes oportunidades de lazer e viagens acessíveis, que se não chegarem ao conhecimentos das pessoas, terão um efeito muito pequeno apesar do grande esforço para executá-lo. Vejo isso em diversas situações, e poe isso a informação tem uma parte muito importante em tudo que faço

  4. HELENA QUINTANA MINCHIN

    Foi um prazer poder acompanhar este trabalho maravilhoso, registrando momentos deste especial!
    A todos o meu muito obrigada! Pelo convite, pela companhia, pelos bons momentos, pelo aprendizado … sempre!
    Helena Quintana.

    • Ricardo Shimosakai

      Vou guardar todos os bons momentos dessa viagem, o que inclui sua companhia e os momentos que pudemos compartilhar. Com certeza, todos os seus registros fotográficos serão utilizados em diversas situações, e lembrados com muito carinho.

  5. FABIO

    Oi. Gostei de suas matéria e gostaria de saber endereço, telefone, custos gerais.
    Acabei de conhecer por acaso no facebook e achei super interessante.

    • Ricardo Shimosakai

      Olá Fábio,
      Você gostaria dos dados de Socorro para realizar uma viagem? Caso seja isso, faça uma solicitação através do email [email protected] pois somos uma agência de viagens entre outras coisas. Abraços!

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });