Hotéis com acessibilidade começam a se expandir no Brasil
Toten acessível já está disponível no Brasil.
Já falamos aqui no blog sobre o turismo da Alemanha ser um dos mais acessíveis do mundo para pessoas com algum tipo de deficiência. A boa notícia é que o tema tem se espalhado pelos quatro cantos do mundo e está cada vez mais relevante por aqui também. Seguindo esse modelo, hotéis com acessibilidade começam a se expandir no Brasil e aumentam a sensação de pertencimento dos turistas.
Recentemente, foi aberto no Rio de Janeiro o primeiro hotel 100% acessível do país. Em plena Barra da Tijuca, o Venit + Mio Barra Hotel alia dois complexos num só endereço: um hotel boutique e um corporativo, além de dois restaurantes. Com fachada que faz alusão às obras do artista Piet Mondrian, projetada pelo arquiteto Marcos Sá, o empreendimento alia sustentabilidade e acessibilidade em toda sua infraestrutura.
O hotel Venit é totalmente acessível.
Os ambientes e elevadores são adaptados para facilitar a mobilidade de cadeirantes, além de ter um sistema de chamada com inscrições em braile e sistema de voz. A piscina tem rampa, corrimão, barra de apoio e cadeirinha elevatória. Dos 170 quartos, 11 foram configurados para serem totalmente acessíveis, equipados com sistema de comunicação em braile e sistema de voz, banheiros com rampa e barras de apoio.
Os menus são elaborados também em braile, para que a leitura seja possível aos cegos. A piscina é adaptada com barras de apoio, rampa e cadeirinha elevatória, item este que é o único dentro da rede hoteleira do Rio de Janeiro.
Há outras opções na Cidade Maravilhosa que estão alinhadas com esta proposta. O Hilton Barra conta com alarmes visuais em todas as áreas comuns do hotel, além de adaptação em elevadores – com painel adaptado -, estacionamento e salas de reunião para hóspedes com necessidades especiais.
Menus em braile, facilidades para cão-guia, botão de emergência em telefones, rampas de acesso e outras medidas também foram implantadas. A acessibilidade engloba 16 apartamentos, que incluem portas automáticas e com pelo menos 82 cm de largura, além de barra de segurança nos banheiros.
O Hotel Fasano dispõe de ambientes adaptados em boa parte de sua infraestrutura, como recepção, lobby, restaurante, bar da piscina e área de lazer, além de dois quartos acessíveis. Uma curiosidade é que, no caso de pessoas com deficiência auditiva, os funcionários estão autorizados a entreabrir a porta e piscar a luz até que o hóspede autorize sua entrada.
Já o Windsor Miramar possui quatro quartos com acessibilidade, que se estende para as demais áreas do hotel, como o business center e a piscina, além de menu em braile no restaurante. É permitida a entrada de cão guia. O mesmo número de quartos e facilidades também estão no Hotel Sheraton Barra.
Banheiro acessível no hotel Miramar.
Há ainda um hostel acessível não só nos preços da diária, mas em sua infraestrutura. O Gaia Comfort oferece oito camas em quartos compartilhados com adaptações para cadeirantes, além de quarto privativo, onde é permitida a entrada de cão guia. Além disso, conta com rampas de acesso, luz de emergência no banheiro e demais medidas de acessibilidade nas áreas comuns.
É muito importante incluir a acessibilidade em lugares de grande circulação como é o caso dos hotéis. A ADVComm presta serviços nessa área, aplicando diversas medidas que deixam o local mais inclusivo e seguro, como placas de sinalização em braile, sinalização tátil e visual de piso (piso tátil e/ou elementos táteis), fita antiderrapante, estêncil para demarcação de vagas, rampas portáteis, entre outras. Em nosso hall de clientes, a Accor Hotels e a Atlantica Hotels optaram por adaptar seus empreendimentos com a gente.
Fonte: ADVCOMM
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.