Após acidente, família investe em fabricação de triciclos e faz sucesso no país

por | 2 mar, 2017 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Muitos empreendedores investem em bicicletas ou triciclos para vender seus produtos. No entanto, isso não era uma prática comum há 24 anos, quando surgiu a Dream Bike. A empresa é especialista em fabricação de triciclos e comercializa para o Brasil inteiro.

Antes da Dream Bike, o fundador Sérgio Ribeiro, 66 anos, trabalhava no ramo de compra e venda de carros. Sua vida mudou quando sofreu um acidente. Depois de quebrar as duas pernas e passar dois anos imobilizado, Sérgio viu sua loja falir e precisou procurar uma nova fonte de renda para a família.

Foi em 1993 que ele teve a ideia de criar uma bicicletaria – uma loja que vendesse e realizasse pequenos consertos nos veículos de duas rodas. Segundo Patrícia Ribeiro, sua filha, a busca do pai por um novo negócio foi a maneira encontrada para reunir toda a família depois do acidente. “Estávamos em nossa casa de praia e ele estava consertando bicicletas. Percebeu que poderia ser um bom mercado, alugou um ponto na Vila Mariana [bairro de São Paulo] e abriu a loja”, explica.

Depois do acidente, Sérgio contraiu poliomielite na perna esquerda e, desde então, tem tido grande dificuldade de mobilidade. Pensando em si mesmo e em outras pessoas que não conseguem andar de bicicleta, o empresário começou a criar rodinhas para o veículo. No entanto, depois de muita análise, criou o Kit Triciclo com a ajuda de seu filho mais velho André e o mais novo Marcelo. O produto consiste em um item adaptável que transforma qualquer bicicleta normal em triciclo.

No início, era apenas para uso pessoal, mas Sérgio viu o potencial do produto e o pendurou na porta da loja. Após a medida, começaram a surgir consumidores interessados em comprar os produtos. A partir daí a Dream Bike iniciou o processo de fabricação e venda dos triciclos. “Encontramos um público que precisava desse meio de transporte e investimos nisso”, conta Patrícia.

Aproximadamente há 10 anos, a ideia do Kit Triciclo foi patenteada e a marca hoje atende grandes clientes como Pão de Açúcar, Kibon, Correios e Nestlé. Atualmente, a empresa possui diferentes tipos de triciclos como os adaptáveis para pessoas com deficiência e os food-trikes (triciclos especializados para micronegócios). A Dream Bike está expondo seus produtos na Feira do Empreendedor em São Paulo.

De acordo com Patrícia, há quatro ano, a empresa percebeu o potencial dos food bikes e resolveu investir nos food trikes, triciclos utilizados como pontos de venda para o varejo, que, nada mais são, do que um triciclo que leva uma grande estrutura para o empreendedor vender o que deseja. “Dá para usar em diferentes mercados, desde doces e salgados até a venda de roupas”, conta.

A história de superação de Sérgio fez com que ele apostasse em triciclos adaptáveis . “Desde o primeiro Kit Triciclo, a pessoa com deficiência já podia usar, mas com o passar dos anos, criamos adaptações especiais em guidões e assentos”, diz Patrícia. Esse trabalho social fez com que o empresário fosse muito reconhecido em todo o país. “Meu pai já recebeu o diploma da Federação Mundial da Paz e ainda carregou a Tocha Paralímpica”, orgulha-se.

Hoje, a companhia possui 35 funcionários e vende aproximadamente 2 mil triciclos por ano. Os valores de cada unidade vão desde R$ 300 para o Kit Triciclo até R$ 5 mil para food-trikes personalizados com design retrô.

A sede da Dream Bike fica no bairro do Cambuci em São Paulo (SP) e, além de comercializar seus produtos com revendedores, a empresa realiza projetos especiais com grandes marcas e também vende diretamente para o consumidor final em qualquer lugar do Brasil.

Fonte: Revista PEGN

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });