Easyjet é multada por proibir embarque de cadeirante
A Easyjet foi multada ontem em 60 mil euros pelo tribunal de Baiona, na França, por ter se recusado a embarcar um cadeirante, alegando ter agido de tal forma por “questões de segurança”. O caso aconteceu em Biarritz (França) em julho de 2010 e envolveu o passageiro Joseph Etcheveste, de 55 anos, que foi proibido de embarcar porque estava desacompanhado.
“A Easyjet recusou o embarque dele alegando que isso acarretaria problemas de segurança, mas até hoje a companhia não soube explicar quais seriam esses problemas”, relata a advogada do passageiro, Anne-Marie Mendiboure.
A aérea se defende afirmando que apenas cumpriu normas internas. Etcheveste perdeu parte dos movimentos em 1987, quando foi baleado na coluna pela polícia francesa, que o associou ao ex-líder separatista basco Philippe Bidart.
Em dezembro de 2015 a Easyjet já havia sido multada em 70 mil euros pelo mesmo motivo, já que proibiu o embarque de três passageiros com deficiência, alegando que isso acarretaria, também, problemas de segurança.
Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado já passou por uma experiência semelhante, num vôo de Paris com destino a Londres, pela Easyjet. Foi obrigado a comprar outra passagem em outra companhia aérea. Como a passagem pela Easyjet foi comprada pela internet, numa proposta de baixo custo, Ricardo Shimosakai acabou pensando que não compensaria brigar pelos seus direitos naquele momento, para não prejudicar a viagem. Outras pessoas já tiveram problemas com empresas aéreas Low Cost, que oferecem passagens a baixo custo.
Fonte: Panrotas
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários