Deficientes visuais conhecem parreira e participam da pisa da uva
Um grupo formado por pessoas com deficiência visual viajou da capital a São Roque (SP) para conhecer uma vinícola neste sábado (11). Apreciadores de vinho e estudantes da bebida milenar, os turistas tiveram a oportunidade de colher a uva na parreira e participar da pisa da fruta, atração que atrai centenas de visitantes durante a vindima, a época de colheita.
A cada toque, uma descoberta diferente, que junto com as explicações de um dos responsáveis pela plantação ajudou o grupo a dar forma na mente daquilo que estava em volta.
“Uma delícia! Eu fico pensando que são sensações que vão ficar na memória olfativa o resto da vida”, relata a assistente social, Sandra Paioli Monteiro Cassares.
A sensibilidade aguçada – tato, olfato e audição – tornou a experiência única. Criado há seis anos, o grupo “Ver o vinho” reúne somente pessoas que gostam da bebida e são deficientes visuais. Todos puderam escolher as uvas que levaram para casa, como Niágara e Lorena, e provar o vinho feito na região. “O sabor bem adocicado e mesmo assim ela nao está totalmente madura. É melada, muito saborosa”, complementa a assistente social.
O massoterapeuta Mauro Mantovani se surpreendeu com a maneira de cultivo da fruta. “A engenharia do ‘Y’ que eles explicaram pra nós, no primeiro momento…do ramo subir e o cacho aparecer porque ele fica mais pesado. Uma experiência marcante”, diz.
O passeio é uma oportunidade de conhecer a vinícola diz a coordenadora do grupo, Daniela Romano. “É quando você consegue entender todo processo, além de uma maneira lúdica,divertida e como ela acontece mesmo”, finaliza.
Fonte: G1
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários