Encontro de Bacharéis em Turismo. O XVIII EBTUR – Encontro de Bacharéis em Turismo, é um evento organizado pelos acadêmicos do 2º anos do curso de turismo da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), do Campus Apucarana.
O evento é voltado para os acadêmicos do curso de Turismo, egressos deste mesmo curso, demais acadêmicos do Campus e de outros Campi da UNESPAR, acadêmicos de outras instituições de ensino de Apucarana, Vale do Ivaí e região, bem como para profissionais do Trade Turístico, gestores públicos e interessados no assunto.
Atividade prática da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, o EBTUR se reinventa a cada edição para trazer aos participantes um panorama atual do turismo, reconhecendo e reafirmando que ele comtempla uma área ampla e multidisciplinar, que ganha cada vez mais destaque pelo mundo, pelo Brasil e também na região onde o curso é ofertado.
Ricardo Shimosakai fez a palestra de abertura do evento. Turismólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi, continua no meio acadêmico, agora como professos em cursos de Pós-Graduação e MBA. Experiente no mercado turístico, presta consultorias e ministra palestras, cursos e treinamentos sobre acessibilidade e inclusão, com especialidade na área do turismo.
Os profissionais de turismo, cedo ou tarde, irão precisar lidar com questões relacionados a acessibilidade e inclusão em sua profissão. Por isso a importância de formar turismólogos para saber lidar com o turismo acessível. Caso seu estabelecimento ou serviço não esteja preparado, isso pode causar problemas, desde simples postagens de protesto nas redes sociais, até o fechamento do estabelecimento. As pessoas com deficiência, cada vez mais estão viajando, e exigindo seus direitos, que também contam com o apoio da sociedade, então quem não tomar atitudes para se adequar, praticamente está assumindo a culpa.
Por outro lado, o crescimento da procura de pessoas com deficiência por ofertas turísticas, pode ser visto como uma oportunidade, e não como uma ameaça. Quem consegue enxergar a pessoa com deficiência como um consumidor, e tratar ele da forma correta, com certeza terá um retorno positivo muito grande. E para que a adequação do seu negócio seja feita corretamente, é fundamental procurar profissionais experientes para passar orientações.
Empresas turísticas que seguiram esse caminho e fizeram um bom planejamento, encarando o dinheiro aplicado como um investimento, agora colhem ótimos resultados. No exterior, esse cenário já é bem evidente, e destinos como Alemanha e Disney, recebem turistas com deficiência aos montes, de toda a parte do mundo. No Brasil, também temos destaques como o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, o Parque Beto Carrero World, o destino de Bonito no Mato Grosso do Sul e a empresa de transportes adaptados Azul Mob. Todos esses exemplos ganharam destaque no mercado por estarem preparadas para a acessibilidade e inclusão.