COMO TUDO COMEÇOU
O atletismo foi um dos oito esportes a figurar nos primeiros Jogos Paralímpicos, realizados no ano de 1960 em Roma, quando os atletas competiram em um total de 25 eventos valendo medalha. Desde então, fez parte de todas as edições e, atualmente, é a maior disciplina do programa Paralímpico. Nos Jogos Rio 2016, 1.100 atletas irão competir em 177 eventos de pista, campo e rua ao longo de 11 dias. Atualmente o atletismo é praticado por pessoas com deficiência em mais de 120 países em todo o mundo.
SOBRE A COMPETIÇÃO
O programa é praticamente o mesmo dos Jogos Olímpicos. Na pista, os atletas correm distâncias que variam de 100 a 5.000 metros. No campo, há disputas de saltos, lançamentos e arremessos. Há ainda a maratona, que acontecerá nas ruas do Rio. Existem provas para deficientes visuais, intelectuais e físicos ⎯ cada uma delas com classificações funcionais para garantir a igualdade entre competidores.
Por conta da classificação dos atletas, o nome das provas é seguido de um código (letra + número). Numa competição de pista, a letra usada é o T (do inglês track). A letra F é usada para as provas de campo ou salto (do inglês field). A numeração indica o grau de deficiência do esportista:
- 11 a 13 – deficientes visuais
- 20 – deficientes intelectuais
- 31 a 34 – paralisia cerebral (cadeirantes)
- 35 a 38 – paralisia cerebral (andantes)
- 40 – anões
- 41 a 47 – amputados e outros (les autres)
- 51 a 57 – competem em cadeiras de rodas (sequelas de poliomielite, lesões musculares e amputações)
VOCÊ SABIA?
Nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, o Brasil teve a sua melhor participação: com sete medalhas de ouro, oito de prata e três de bronze, sendo 18 no total, o país ficou em sétimo lugar no quadro de medalhas do atletismo. Apenas a natação (com nove ouros, quatro pratas e um bronze) trouxe mais medalhas para o país em 2012.
Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Guia do espectador – Atletismo
Fonte: Rio 2016