Um projeto busca conscientizar motoristas sobre uso indevido de vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Sapiranga, no Vale do Sino, Rio Grande do Sul. A ação espalha placas com fotos de pessoas com deficiência e questiona os motoristas: “trocaria de lugar comigo?”, como mostra reportagem do Jornal do Almoço (confira o vídeo no site do G1).
As placas foram instaladas em 40 pontos da cidade, com autorização provisória da prefeitura. A iniciativa é de Sandro Seixas, que tem deficiência e, como vereador da cidade, luta pelos direitos de inclusão. “A placa está trazendo quase um olhar no espelho, uma volta à origem do ser humano”, explica.
A secretária municipal de Segurança Urbana e Mobilidade Pública de Sapiranga, Janete dos Santos, aprova a medida. “Melhorou bastante. Eu observo que as pessoas estão respeitando bem mais o espaço, estão se conscientizando que realmente é necessário respeitar esse espaço”, conta.
Só em Porto Alegre, de janeiro a outubro de 2015, foram registradas 763 autuações por estacionamento em áreas reservadas. A situação se repete em todo o Brasil, levando o governo a aumentar o valor das multas e penalidades pela infração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já anunciou que vai fiscalizar o uso indevido em 2016.
Fonte: G1
Sandro, parabéns pela iniciativa de colocar fotos de pessoas com deficiência fixadas em vagas exclusivas no RS.
Na minha opinião, a necessidade dessa atitude decorre da falta de educação, de solidariedade e de altruísmo. Da ausência de civilidade.
Do egoísmo e pobreza de espírito, da inexistência de princípios morais e éticos de motoristas que jamais deveriam estar habilitados a dirigir.
Por ignorância do Código de Trânsito Brasileiro.
Aplausos a sua iniciativa.
Avante!
Iracema Dantas – Cadeirante com comprometimento na fala
PS: Sugiro à Prefeitura de Sapiranga se orgulhar do ineditismo dessa ação e autorizar a instalação das placas em caráter permanente.