Da parcela de brasileiros que pretende viajar nos próximos meses, os idosos são os que têm maior disposição para colocar o plano em prática e visitar novos lugares (27,8%). O índice está presente no boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente a agosto. Das pessoas com mais de 60 anos que indicaram interesse em viajar, fatia de 55,9% afirma preferir destinos turísticos nacionais.
Grande parte desse público possui renda mais elevada que a média e tempo disponível para viagens. Estima-se que o Brasil tenha hoje 33 milhões de aposentados e pensionistas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados do Ministério do Turismo mostram que a população acima de 60 anos já responde por quase 18 milhões de viagens ao ano no Brasil, o que representa parcela de 9% do mercado nacional. A tendência é que esse público aumente a cada ano, devido ao envelhecimento da população. A projeção do IBGE é que, em 10 anos, os idosos representarão 16% dos brasileiros e, em 2060, 34%. Hoje, o número de pessoas idosas no Brasil (acima de 60 anos) chega a 26,1 milhões, segundo o IBGE – o equivalente a 13% da população.
De acordo com um estudo da Fundação Instituto de Administração, os destinos de regiões serranas, as praias tranquilas, as propriedades em áreas rurais e as cidades com apelo cultural estão entre as mais disputadas por esse público, que costuma optar por programação específica e temática.
Fonte: Portal Brasil
É verdade. Já dei aula para a Universidade Aberta da Tercira Idade e pelo menos , de dois em dois meses, eles viajam , sem contar os fins de semana em cidades próximas ao Rio de Janeiro
Idosos tem tempo disponível para viajar, ítem que atrapalha muita gente, forçando que as viagens sejam em alta temporada, com altos valores