A manhã da última segunda-feira foi diferente para Jocelina Pereira, que tem deficiência visual. Ela foi uma das 50 pessoas com deficiência que fazem parte do projeto SescAtivo e tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Da Vinci”, em exibição no shopping Riomar Fortaleza. “Estava em casa quando recebi o convite para vir a exposição. Vim sem saber o que era e amei,” afirma.
A exposição mostra objetos inventados pelo italiano Leonardo Da Vince como o tanque de guerra e o parafuso aéreo, fundamental para a construção do helicóptero séculos mais tarde. Esses objetos não foram construídos na época, porque não havia tecnologia suficiente.
Para Jocelina, a oportunidade de tocar em objetos inventados há muito tempo e que hojecontribuem para a humanidade é muito interessante. “Interessante saber que esses objetos foram criados há muito tempo e hoje auxiliam a humanidade em várias atividades. Também gostei de poder pegar nas obras, coisa incomum em museus, que preferem deixa-las protegidas por vidros,” esclarece.
E observa que os espaços culturais estão mais abertos às pessoas com deficiência. “Percebo uma maior abertura. Creio que é pelo fato das pessoas estarem mais bem informadas e sabem que nós, deficientes, fazemos parte da sociedade e somos clientes em potencial,” disse.
Mais de 60 obras estão expostas, 44 das quais são interativas e podem ser tocadas pelo público. A exposição Da Vince está em exibição até o dia 30 de junho no Riomar Fortaleza.
Fonte: O Povo