Acessibilidade e mobilidade para todos na cidade potuguesa de Portimão

por | 6 nov, 2010 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

Nos dias 11 e 12 de Outubro de 2010, a Câmara Municipal de Portimão promoveu duas ações de informação – formação sobre Acessibilidade e Mobilidade para Todos, no âmbito da execução dos Programas de Promoção da Acessibilidade. A iniciativa surge na sequência da criação da Rota Acessível em Portimão, pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, e será oficialmente inaugurada dia 8 de Outubro, com Bandeira de Ouro da Mobilidade.

Ainda neste âmbito, o município aderiu ao Projeto cIDADES, criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” e concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a OMS uma cidade aderente é “qualquer município identificável, com autoridade suficiente para implementar as mudanças necessárias para melhorar as condições que oferece aos idosos”. Este projeto, promovido em Portugal pela Associação VIDA, procura motivar a população idosa a envolver-se na resolução específica dos seus problemas e procura identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas designadamente prédios públicos e espaços abertos; transporte, habitação, participação, respeito e inclusão social, emprego, comunicação e informação e ainda apoio comunitário e serviços de saúde.

 A autarquia considera esta iniciativa uma importante abordagem para promover a sensibilização e formação dos principais intervenientes, públicos e privados, como técnicos e agentes que trabalham e desenvolvem as vilas e cidades.

A ação de formação realizada no dia 11 de Outubro foi especialmente destinada a entidades externas, gabinetes, empresas e escritórios na área da arquitectura e da construção, enquanto no dia 12 se dirigiu aos operadores de turismo, de comércio e de transportes.

“A Rota Acessível representa uma forte aposta do Município na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, através de um percurso de 1,2 metros de largura com mais de seis quilômetros, contínuo, desobstruído e devidamente sinalizado, num investimento autárquico de 300 mil euros. Entre outros locais, o percurso, que está identificado também em Braille, abrangerá os acessos (passeios e passadeiras) à câmara municipal, bancos, os correios, a polícia, a biblioteca municipal, a zona ribeirinha, o museu de Portimão e a rua do Comércio. A Rota é encarada pelo Município como “uma forte aposta na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade”.

O Governo Português lançou em 2007 o Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos (DL 163/06 – 08 de Agosto), uma ferramenta técnica de descodificação da nova legislação sobre a acessibilidade e que pretende ser uma ajuda na construção de cidades acessíveis a todos.

Nesse sentido, os Programas de Promoção da Acessibilidade surgem como um desafio à integração dessas orientações nas políticas municipais, respectivo planeamento, desenho e monitorização dos territórios através de várias abordagens.

Além do estudo de casos em desenvolvimento no município de Portimão, os participantes em cada uma das ações, ministradas pela AHPTUS – Consultoria e Formação, sob coordenação do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, abordaram questões de cariz teórico e prático, como as barreiras arquitetônicas, caracterização da mobilidade condicionada ou percursos acessíveis na via pública e no meio edificado.

Acesse o link a seguir para assistir um vídeo sobre o lançamento da Rota Acessível de Portimão

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Roque Esteves

    Caros Membros da Rota Acessível da CM de Portimão
    A frase que aconselha o leitor a ver o video Rota Acessível começa por “ACESSE O LINK …”
    Lamento informar, mas o verbo português é ACEDER e não ACESSAR donde se pode concluir que a frase deverá começar por ACEDA A e não ACESSE A…
    Eu sei que a Rota é em Portimão ou seja no antigo REINO DOS ALGARVES,mas esse existiu no Sec. XVI e anteriores. Agora estamos no Sec.XXI e o “Jardim à beira mar plantado” ainda é do Minho a Faro, passando por Portimão.
    Os meus cumprimentos

    • Ricardo Shimosakai

      Olá Roque,
      Alguns esclarecimentos referente à sua crítica. Este é o portal da Turismo Adaptado, e não da Rota Acessível da Câmara Municipal de Portimão. Somos uma empresa brasileira. Apesar de Brasil e Portugal teoricamente falarem a mesma língua, existem muitas diferenças. Então colocar a palavra “aceda” não seria compreendido aqui, a não ser pelo contexto da frase, da mesma forma como o “pequeno almoço” dito em Portugal é chamado de “café da manhã” no Brasil. Então dizer “acesse” está perfeitamente correto baseado na gramática da língua portuguesa brasileira.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });