Com recursos de acessibilidade, “Paralela 2010” amplia acesso à arte ao público com deficiência
Com o objetivo de ampliar o acesso à arte a pessoas com deficiência, a “Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo”, que tem a participação de 82 artistas e está em cartaz no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo até 28 de novembro, dispõe de diferentes recursos de acessibilidade, além de monitores treinados para receberem todos os tipos de público. Com a proposta de ser uma mostra complementar à Bienal de São Paulo (que acontece de 21 de setembro a 12 de dezembro, no Parque Ibirapuera), a Paralela 2010 destaca a participação de jovens artistas ao lado de alguns dos principais nomes dos anos noventa.
Coordenado pela especialista em inclusão Renata Andrade, o programa respeita o conceito de desenho universal e investe principalmente em acessibilidade atitudinal, que diz respeito às ações assertivas, embasadas por conhecimento técnico, na interação com as pessoas com deficiência para promover um atendimento correto e de qualidade.
Educadores profissionais e alunos do Liceu que atuam como monitores na exposição passaram por treinamentos pontuais sobre cada deficiência. Fizeram workshops de orientação e mobilidade para guiar visitantes com deficiência visual, de acessibilidade comunicacional para atendimento ao público com deficiência intelectual e participaram de palestra sobre a Cultura Surda, sendo iniciados no aprendizado de libras (língua brasileira de sinais).
Eles também tiveram uma oficina de audiodescrição com a Professora Lívia Motta, a partir da qual criaram pré-roteiros das obras, que agora estão sendo finalizados pela audiodescritora Jô Moraes e gravados pelos alunos, cujas vozes foram selecionadas por um grupo de cegos.
Para acompanhar a audiodescrição das obras, as pessoas com deficiência visual terão à disposição um aparelho de MP3 ou o auxílio dos monitores devidamente preparados. A exposição também oferece várias oportunidades táteis. Sob orientação e o acompanhamento dos monitores, os visitantes podem tocar as obras ou suas réplicas.
A Paralela 2010 oferece uma programação de palestras e workshops com os artistas participantes desta edição. Os eventos são gratuitos e acontecem durante todos os finais de semana de outubro e novembro. Confira abaixo o calendário e a relação dos artistas convidados. O número de vagas é de 20 pessoas por evento. (Consulte o site da exposição para saber a programação).
Piso tátil de alerta foi instalado nos principais pontos de obstáculo nos galpões do Liceu, que conta com um espaço reservado para as necessidades, alimentação e água de cães-guia. O texto do curador Paulo Reis sobre a mostra ganhará uma versão em áudio e vídeo com interpretação em libras dentro dos próximos dias.
Para o público com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Paralela 2010 é 99% acessível, ficando de fora apenas uma sala de vídeo. Agendamento e inscrições para atendimento pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3229-9389.
Acessando a seguir o link do programa Metropolis, você irá assistir um vídeo de uma reportagem sobre a mostra.
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Rua Jorge Miranda, 676, Centro (próximo à estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento na Rua Cantareira, 1420 (R$ 7,00 por 3 horas)
Período da mostra: 23 de setembro a 28 de novembro
Horário: terça a sexta, das 12h às 18h/ sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita – Acesso e atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Informações: (11) 3229-9389
www.paralela10.wordpress.com
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários