Festival de Parintins abraça a Campanha da Acessibilidade
O Festival Folclórico de Parintins deste ano apresentou uma ação de responsabilidade social inédita: os dois bois, Caprichoso e Garantido, fortaleceram a onda pela defesa dos direitos humanos e estenderam o bandeirão da Campanha Nacional da Acessibilidade no bumbódromo, a partir das 20:00 horas, da sexta-feira dia 25 de junho durante a abertura do evento reconhecido internacionalmente.
Carregado pela galera dos bois, dois bandeirões, um azul representando o Caprichoso e outro vermelho, simbolizando o Garantido serão estendidos nas arquibancadas. Com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Parintins, O Conselho Estadual Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas – Conede/AM, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus (CMDPD/Manaus), Banco do Brasil, Faculdade Católica do Ceará, Galvão Imobiliária, Imobiliária Razão, Habitec Imóveis, Imobiliária Tha e Cilar o folclore de Parintins pede passagem para a acessibilidade e convida todos a seguir essa idéia.
A iniciativa alerta para eventos como a Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas que serão realizadas no Brasil e que devem atender a exigências técnicas em virtude do grande número de visitantes que precisam de meios de acessibilidades especiais. “A adesão do Estado do Amazonas certamente ajudará a fortalecer o processo de mobilização da opinião pública e fortalecimento da onda pelos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou a coordenadora geral do Conade, Márcia Melo.
A Campanha Nacional da Acessibilidade busca sensibilizar e conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade. A campanha é coordenada pelo Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão de caráter deliberativo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e beneficia diretamente um universo significativo de brasileiros: 25 milhões de brasileiros com deficiência, 17 milhões de pessoas idosas, gestantes, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e obesas. Parintis, segundo o Censo 200, possui 15.222 habitantes com deficiência.
Já aderiram à Campanha: o Governo do Distrito Federal; Alagoas; Bahia; Goiás; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Piauí; Rio de Janeiro; Santa Catarina; a Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Estadual do Rio de Janeiro; PUC-SP; o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos dos Estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Governos de Estado, Prefeituras, entidades de defesa de direitos, conselhos nacionais, grandes clubes de futebol como o Botafogo, Fluminense, Corinthians, Vasco da Gama, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Vitória e personalidades públicas como Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Zico, Roberto Dinamite, Paulo Victor, Rivellino, Neguinho da Beija-Flor; escolas de samba (Beija-Flor e Portela ).
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Rica, é ótimo a idéia de acessibilidade e acho muito bacana Parintins fazer isso, mas não basta apenas ficar aí. Para chegar até a arquibancada especial do bumbódromo há duas escadas. Há entrada especial somente nas catracas… Banheiro especial também não encontrei nenhum..
Apoiar uma campanha não é eliminar sua própria falta de acessibilidade, às vezes fazem isso somente como uma maneira de diminuir sua culpa e abafar o caso. Ainda quero entrar em contato com a organização do evento para propor um projeto de acessibilidade. Beijão!