Uma passageira com deficiência física precisou esperar uma hora dentro do avião da Azul Linhas Aéreas até poder desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A mulher teve que aguardar a chegada de um equipamento para retirá-la da aeronave na noite de segunda-feira (5). Nesta terça-feira (6), a cantora Nilia Ramos e o marido Tiago Souza foram até a polícia para registrar um boletim de ocorrência contra a empresa.
Enquanto a passageira aguardava o equipamento, o marido fez questão de registrar o tempo de espera. No vídeo é possível ver que todos há haviam descido e ela continuava esperando. Até a limpeza já estava sendo feita na aeronave. As imagens mostram também que a comissária de bordo ligou várias vezes para a central da companhia aérea, junto com o comandante que esperava ao lado.
Sem banheiro
Durante o tempo de espera, a cadeirante afirma que não conseguiu usar o banheiro, porque ele não era adaptado. “A moça falou para mim que eu não tinha como ir ao banheiro, porque lá não tem como deficiente entrar”, conta Nilia.
A cantora e o marido viajam pelo menos três vezes por mês de avião, e disseram que sempre avisam a companhia aérea com antecedência e que dessa vez não foi diferente. “A empresa já sabe que se trata de uma deficiente, até porque nós fomos pela mesma empresa e estávamos retornando. A obrigação é da empresa solicitar o equipamento”, destaca Souza.
Caso de polícia
Indignados com a situação, eles registraram boletim de ocorrência e afirmam que vão processar a empresa. “Eu vou fazer o que for, não para ganhar dinheiro, o meu objetivo é fazer com que eles mudem. Enquanto ninguém tomar uma atitude, eles não vão mudar”, destaca a cadeirante.
A assessoria de imprensa do Aeroporto de Viracopos confirmou que a responsabilidade pelo equipamento é da companhia aérea.
Já a Azul lamentou o ocorrido e explicou que houve um atraso no desembarque da cliente por causa da alta demanda de pessoas com o mesmo problema e destacou que dispõe de três elevadores.
Para assistir o vídeo da reportagem da EPTV clique em cima da imagem
Fonte: G1
O mesmo aconteceu comigo, quando a aeronave, pousou no Aeroporto de Congonhas, fiquei um tempão esperando para vir a cadeira de rodas e o elelador para me buscar para desembarcar. É impossivel ir no banheiro do avião, e estava com vontade de ir no banheiro, a minha bexiga estava doendo e não aguentava mais esperar. O meu marido disse que eu tinha que ir ao banheiro, e como lá é tudo minusculo, com muito custo, levaram-me ao banheiro, e que todos se retirassem de perto do banheiro, pois é tão pequeno que meu marido, me colocou no vaso sanitario, pois não tenho condições de sentar sozinha, e levantar. De fato é uma falta de respeito com o cadeirante, o deficiente. Viajo muito pelo Brasil, e sempre com a Azul ou a TAM, e sempre tenho problemas, com a demora de desenbarcar do avião, tanto em uma companhia ou a outra. Sou Historiadora, Poetisa e participo de muitos eventos literários. Isso é uma vergonha, e paga-se caro por uma passagem e também pela taxa de embarque.
Enquanto as cias aéreas não forem obrigadas a ter de desembolsar quantias milionárias para indenizar os danos morais causados aos portadores de deficiência e seus acompanhantes, essa vergonha nunca acabará !
OI RICARDO BOM DIA EU DIVULGO SEMPRE NO MEU BLOG OS COMENTARIOS QUE VC FAZ SOBRE PROBLEMAS COM OS DEFICIENTES E CADEIRANTES, LOGICAMENTE RESPEITANDO A AUTORIA E A FONTE.EU TB SOU DEFICIENTE E AGORA VOU FAZER UMA CIRURGIA NO FEMUR DIREITO, VOU COLOCAR UMA PROTESE E INCHERTO ÓSSEO, MAS ANDO DE CADEIRA DE RODAS PORQUE MINHA PERNA ENCURTOU 4 CM E NÃO TENHO EQUILIBRIO. E SEMPRE ESTOU FAZENDO COMENTARI E DENUNCIA NO SEU SITEUM ABRAÇO RICADO E UM LINDO DIA PARA VC. REGINA
Date: Wed, 14 Jan 2015 13:01:18 +0000 To: [email protected]
Olá Regina, muito obrigado pelas colaborações! Espero que sua cirurgia tenha sucesso. Beijos!
oi boa tarde sou cadeirante e agora no final do ano fiquei muito chateado com a viação princesa do ivai fui ate campo mourão no parana e foi muito complicado fui carregado igual saco de batata isto é uma falta de respeito com as pessoas,mas td bem ja passou.tenha uma boa tarde
Olá Marcio, você reclamou com a empresa de ônibus? Fez uma reclamação formal? Somente assim conseguimos mudar a situação.
boa noite ricardo não cheguei a reclamar mas é uma falta de respeito para conosco.
Sim concordo. Mas pegue o email deles, escreva e exija uma indenização. O intuito disso, não é querer levar vantagem, mas sim chamar atenção. Colocando alguma punição ou perda, eles poderão pensar em melhorar essa situação. Se não fizer nada, provavelmente a coisa continuará como está. Assim fazendo a reclamação, você pode sair ganhando além de ajudar a outras pessoas