A noite foi muito especial para as pessoas com deficiência usuárias do projeto Praia Sem Barreiras. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e em parceira com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promoveu o primeiro luau do projeto na areia da praia de Porto de Galinhas. A iniciativa foi inédita e reuniu pessoas de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
A faixa de areia em frente às piscinas naturais de Porto foi o local escolhido para o luau. É lá que também acontece durante o dia o acesso ao banho de mar, mergulhos e passeios de jangada para as pessoas com deficiência, as efetivas ações do Praia Sem Barreiras. A lua cheia e a maré baixa ajudaram a compor a decoração da festa à base de tochas e bambus. Os principais convidados foram recepcionados com músicas ao vivo e por um dj que animou a festa com músicas totalmente dentro da proposta do encontro. “Porto, lua cheia e praia sem barreiras. Muito mais que um paraíso”, festejou o secretário de Turismo e Cultura do Município, Rui Xavier. De acordo com ele, em um ano e meio de atividades o projeto já é uma ação exitosa. “Estamos muito felizes em poder proporcionar para esse público, momentos não só como este, mas as ações durante o dia”.
A iniciativa reuniu pessoas com deficiência de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Animados, os usuários se divertiram bastante. “Como idealizadora deste projeto estou muito feliz em ver o quanto os usuários estão felizes. Sou suspeita para falar, mas quero ressaltar o apoio e carinho do prefeito Carlos Santana. Não fosse a atenção dada por ele não estaríamos vivenciando este momento tão especial”, explicou Mosana Cavalcanti que também citou os outros municípios que desenvolvem o projeto como Recife, Olinda, Fernando de Noronha e Jaboatão dos Guararapes, este último inaugurado na última sexta-feira (05).
Projeto – O Praia Sem Barreiras proporciona às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso à praia com banho de mar assistido, passeio de jangada e o mergulho adaptado. A iniciativa faz parte do programa “Turismo Acessível”, do Governo de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca.
Fonte: Prefeitura de Ipojuca
linda iniciativa! Que venham mais sempre!!
Estamos organizando melhor as oportunidades de lazer e turismo que Porto de Galinhas tem a oferecer. Com transporte, jangada, hoteis, esqui aquatico e muito mais opções acessíveis. Estamos trabalhando para atender pessoas com Hipertensão Pulmonar em diversos destinos também
Ótima iniciativa e excelente projeto, que isso cresça e seja aderido em outros Estados brasileiros, que os prefeitos e governadores entendam que pessoas com deficiência também colaboram com o crescimento o turismo no Brasil, e estaríamos investindo muito mais se atitudes e projetos como esse já tivesse tomado uma proporção maior dentro do país. Mas vamos crer que isso irá acontecer! Parabéns Ricardo por estar buscando iniciativas como essa e trazer ao nosso conhecimento.
Olá Amanda, obrigado pelo comentário. Vejo poucas iniciativas sendo feitas pelo Governo. Muitas delas são mais chamativas do que eficazes, ou seja, aparecem bastante e parecem maravilhosas, mas na prática trazem poucos resultados. O caso de Porto de Galinhas é uma das poucas exceções. O Governo deveria apoiar boas idéias, que possam ter um bom resultado. A Turismo Adaptado tem excelentes idéias, mas o Governo só quer colaborações e não trabalho em parceria, e não apoia, pois quer o nome deles estampado como os únicos idealizadores.
Lamentável isso, né, Ricardo? Seu trabalho é consistente, e poderia ser muito aproveitado pelo governo. Mas vamos em frente!
Sempre em frente, com governo ou sem governo.