Oportunidades e direitos da pessoa idosa no Lazer e turismo
Em comemoração à Semana do Idoso (26/09 a 01/10) o Procon Estadual alerta sobre os direitos das pessoas com 60 anos ou mais relacionados ao transporte público e privado, assuntos financeiros e acessibilidade. Viajar de graça é um direito das pessoas com mais de 60 anos e com renda inferior a dois salários mínimos, garantido pela Lei 10.741/2003 e pelo Decreto 5.934 /2006. Cada ônibus deve reservar dois lugares para os idosos. Caso outras pessoas com mais de 60 anos queiram viajar neste mesmo veículo, elas podem pagar 50% do valor da passagem.
A lei diz que a passagem gratuita deve ser solicitada com três horas de antecedência e a de 50% de desconto com seis horas. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas. A comprovação da idade e renda pode ser feita com qualquer documento de identidade ou apresentação de contracheque de pagamento, holerite, carnê de contribuição para a previdência, extrato de pagamento de benefício, declaração do INSS ou carteira de trabalho com anotações atualizadas. Não há necessidade de carteirinha.
Segundo o artigo 23 do Estatuto do Idoso, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais. O artigo 39, cita que os maiores de 65 anos têm assegurado o direito à gratuidade no transporte coletivo público urbano e semiurbano, basta a apresentação de qualquer documento pessoal. Também é assegurada a prioridade durante o embarque de acordo com o artigo 42.
Em Cuiabá, de acordo com a Lei Municipal 4.997/2007, 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados devem ser específicas para idosos. A legislação isenta o idoso do pagamento da “faixa verde”, pelo prazo de duas horas, nas vagas a ele reservadas. Para isso, é necessário obter adesivo de identificação para o carro na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).
No Brasil, o Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo que facilita e estimula brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo País na baixa ocupação. Pacotes especiais e descontos exclusivos em meios de hospedagem fazem parte do programa. Além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o País. E isso graças à organização de pacotes customizados para a melhor idade e descontos especiais em meios de hospedagens, o que representa também um importante vetor de expansão do turismo interno. Abaixo, o vídeo de lançamento do programa Viaja Mais Melhor idade.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GDYaE00CS_Y]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários