Douglas Bader. Piloto amputado das pernas, foi um herói da Força Aérea Britânica.
Douglas Bader foi um piloto britânico, nascido em 1910, que decidiu, a partir de 1927 tornar-se piloto da Royal Air Force (RAF) da Grã-Bretanha. Após um período conturbado, onde em um curso de formação classificou-se em 18º lugar, numa turma de 21 alunos, empenhou-se nos estudos e melhorou consideravelmente suas técnicas de pilotagem.
Em 1931, ao voar em um aparelho chamado Bulldog, fazendo acrobacias de rolamento, Bader acabou por acidentar-se, após a asa esquerda da aeronave bater no chão e a aeronave logo transformar-se num monte de destroços. As pernas de Bader foram esmagadas, a esquerda sob o assento e a direita pelo pedal do leme.
Com isso, teve que amputá-las, e seu estado de saúde degenerou-se. Em 1932 foi transferido para o RAF Hospital em Uxbridge. Após meses de agonizantes e determinados esforços, Bader aprendeu a caminhar com suas duas pernas artificiais, sem utilizar bengala. Aprendeu também a dirigir carro, com os pedais modificados para se ajustarem a suas novas pernas, mas o sonho de Bader era voltar a voar.
Em 15 de setembro de 1940, os pilotos de caça da RAF enfrentaram os alemães da Luftwaffe, na famosa Batalha da Inglaterra. Os caças Spitfire e Hurricane foram as principais armas dos britânicos para derrotar os alemães, mas destacou-se em seu desempenho e bravura, justamente Douglas Bader, líder de esquadrão da ala de Duxford, que contava com 5 esquadrões.
Mesmo com sua deficiência, Bader finalizou a II Guerra Mundial com 22 vitórias aéreas conquistadas pilotando os modelos Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire, dando baixa da RAF em 1946, provando que com determinação pode-se alcançar objetivos que não seriam esperados em condições normais.
Fonte: Ordinary Man
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Sem dúvida um feito notável desse herói que lutou para manter livre da tirania insana, o mundo em que hoje vivemos.
Pessoas com deficiência também podem ser notáveis, e temos muito exemplos espalhador ao redor do mundo, e ao longo do tempo