Metrô inaugura vagão exclusivo para mulheres e deficientes no DF
Desde julho, o metrô do Distrito Federal tem vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência nos horários de pico- de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15-, para atender uma lei distrital aprovada em 2012.
“Julho será o mês de testes para sabermos como as pessoas e o próprio sistema irá reagir à mudança. Vamos avaliar a situação e fazer os ajustes necessários, pois nosso foco será sempre a satisfação dos usuários”, garantiu a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi.
O carro exclusivo será sempre o primeiro de cada composição e há marcações na plataforma de embarque de todas as estações para sinalizar a restrição de público nesses vagões.
Uma campanha educativa começou há duas semanas e seguirá ao longo de todo o mês de julho, pois a Companhia do Metropolitano conta apenas com a colaboração dos usuários, porque nenhuma forma de punição está prevista para os homens que desrespeitarem o vagão exclusivo.
“É algo fundamental, mas temos que ver se os homens vão respeitar. Mulheres grávidas e idosas agora terão mais chance de conseguir um lugar para sentar com facilidade”, avaliou a publicitária Betúlia Oliveira.
Durante o período em que a reportagem da Agência Brasília esteve na estação Central do metrô, alguns homens questionavam a necessidade da mudança, como o técnico em informática Arlan Silva: “vamos ver no que vai dar, mas não acho que era preciso essa separação”, avaliou.
Mas a empregada doméstica Gláucia Moreira, que volta diariamente de metrô para casa, em Samambaia, considerou a novidade positiva: “era realmente necessário, vemos que na hora do pico vagões ficam lotados e os homens nunca cedem lugar ou seguram nossas bolsas”, contou.
A deficiente visual Maria do Carmo avaliou que a novidade trará mais conforto para quem tem alguma dificuldade de locomoção: “pego o metrô todo dia e só não tenho tanta dificuldade porque funcionários sempre me ajudam, mas com o (vagão) reservado ficará mais fácil”, disse.
O carro exclusivo será sempre o primeiro, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine onde está o piloto e nos demais carros, o uso continuará misto, inclusive permitindo a presença de mulheres e deficientes.
Fonte: GDF
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
4 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Nossa! que noticia maravilhosa para os moradores dessa cidade, já aqui em São Paulo os deficientes são amassados empurrados e muitos ficam em pé pelas pessoas normais e por falta de fiscalização e força de vontade dos metroviários, quem sabe um dia pode melhorar.
Sendo assim parabéns para as pessoas que tomaram essa atitude.
Posso citar o Metrô de São Paulo um dos melhores do mundo, pelo menos em questão de acessibilidade. O problema, é o grande volume de pessoas, e às vezes a falta de respeito delas.
A falta de fiscalização não deve ser um motivo para se criar leis desnecessarias, E ainda nos regozijmos com isso, vendo o estado ou o governo não fazer seu papel?
Nossa legislação é muito poluida. Países que tem o direito mais respeitado, geralmente tem sua legislação de forma mais clara e objetiva, e com punições mais severas.